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Capital

Na Capital, serviço de teleconsulta para coronavírus acaba subutilizado

Com média de 50 atendimentos por dia, o serviço de teleconsulta é capaz de atender até mil pessoas diariamente

Lucas Mamédio | 23/04/2020 09:08
Na Capital, serviço de teleconsulta para coronavírus acaba subutilizado
Profissionais realizando atendimento na Secretaria de Saúde (Foto: Kisie Ainoã)

Desde o 30 de março, cerca de 80 profissionais prestam serviço de teleconsulta para atender suspeitas de coronavírus oferecido pela Prefeitura de Campo Grande. São profissionais de teleatendimento, fisioterapeutas, enfermeiros, dentistas, fonoaudiólogos, médicos, entre outros. Todos com funções específicas para cada etapa do atendimento.

Nas últimas semanas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), tem havido uma subutilização dos profissionais destinados para esse serviço.

“Tem dia que fazemos 50 atendimentos, quando nossa capacidade, levando em conta cada profissional, seria cerca de mil atendimentos dia”, afirma Nádia Maria Capistrano, supervisora médica de gerência de regulação ambulatorial.

Para ser ter uma ideia, desde o dia 30 de março até esta quarta-feira (22) foram realizados 1.587 atendimentos médicos, menos do que poderia ser feito em dois dias.

Na Capital, serviço de teleconsulta para coronavírus acaba subutilizado
Nádia faz apelo para utilização do serviço (Foto: Kisie Ainoã)

“A gente percebe cada dia mais as pessoas despreocupadas com a situação que estamos passando, no começo até tinha demanda, mas diariamente essa média vem caindo”, completa Nádia.

Vale ressaltar que são médicos retirados da linha de frente ou por conta da idade ou por alguma doença. “Muita gente das consultas eletivas estão aqui, então é preciso valorizar esse serviço”, apela Nádia

Esse é o caso da médica Talita Kele Alves, de 29 anos, que havia feito pela manhã apenas três atendimentos, 10% do que poderia no dia. “Tem sido bem tranquilo nesses últimos dias”.

Talita também fala da satisfação dos pacientes acompanhados. “Nossa, as pessoas ficam muito felizes com nosso serviço, tem gente que quando informamos que o acompanhamento acabou, volta a ligar para falar mais coisa, isso tem um reflexo psicológico nas pessoas também”.

Serviço – O atendimento é realizado das 6h00 da manhã à meia-noite sem interrupção. O número para contato é 2020-2170.

Na Capital, serviço de teleconsulta para coronavírus acaba subutilizado
Talita havia feito apenas três atendimentos na manhã desta quarta-feira (Foto: Kisie Ainoã)


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