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Capital

Na fila da Caixa, desprezo ao distanciamento faz segurança distribuir broncas

Marcações no piso e recomendações das autoridades em Saúde não têm sido suficientes

Jones Mário e Danielle Errobidarte | 27/04/2020 09:41
Na fila da Caixa, desprezo ao distanciamento faz segurança distribuir broncas
Segurança aponta para marcações que sinalizam distância mínima na fila da Caixa (Foto: Paulo Francis)

Com benefícios sociais como seguro-desemprego e FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ainda mais requisitados em tempos de crise forçada pela pandemia de novo coronavírus, e diante do pagamento do auxílio emergencial aos informais, longas filas se formam nas agências da Caixa Econômica Federal por todo o País. Campo Grande não se distingue e, de quebra, quem busca atendimento não tem respeitado o distanciamento mínimo de 1,5 metro na espera.

Na agência no cruzamento das ruas 13 de Maio e Marechal Cândido Mariano Rondon, o segurança que antes ficava atento a movimentações suspeitas para inibir um possível crime, hoje distribui broncas aos que não obedecem as marcações no chão. Se um cliente se faz de desentendido, ele logo aponta para as faixas pintadas na calçada.

De acordo com a Caixa, as agências têm fluxo de clientes controlado e nas salas de autoatendimento será permitida a entrada de um ou dois clientes por máquina, de acordo com o espaço físico disponível. As medidas pretendem manter o distanciamento mínimo entre as pessoas.

Na fila da Caixa, desprezo ao distanciamento faz segurança distribuir broncas
Acesso às agências é regrada para evitar grandes aglomerações (Foto: Paulo Francis)

As agências sinalizam o espaçamento desejado nos pisos externos das unidades com ocorrência de formação de filas. O banco garante que reforçou o protocolo de higienização das unidades priorizando a limpeza das superfícies de contato, portas de entrada, maçanetas e vidros do entorno, teclados dos terminais de autoatendimento, balcões de caixa, e torneiras e aparelhos sanitários com periodicidade mínima de seis vezes ao dia.

Serviços essenciais - Em Mato Grosso do Sul, 37 agências da Caixa Econômica Federal abrem mais cedo, às 8h, para atendimento de serviços essenciais à população, como saques sem cartão e senha de pensão ou aposentadoria, de FGTS, INSS e Bolsa Família. Informações e saques do auxílio emergencial não estão neste rol.

Por isso, a dona de casa Euza Gomes, 46, saiu frustrada da unidade na Rua 13 de Maio depois de acordar cedo para tentar sacar os R$ 600,00. Ela faz aniversário em dezembro e, conforme calendário, só poderá retirar o valor em espécie a partir do dia 5 de maio.

De acordo com a Caixa, os beneficiários do auxílio emergencial que receberam o crédito em poupança da Caixa podem movimentar o valor digitalmente pelo aplicativo do banco, pelo internet banking ou via cartão de débito em suas compras.

Aqueles que receberam o crédito por meio da Poupança Digital Caixa podem pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras, bem como fazer transferências para outros bancos por meio do aplicativo Caixa Tem. Informações sobre cadastro e pagamento do auxílio emergencial estão disponíveis apenas por meio do aplicativo Caixa | Auxílio Emergencial, do site auxilio.caixa.gov.br e da central telefônica exclusiva 111.

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