ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Na porta de presídio, famílias se reúnem para levar alegria aos pais

Em Campo Grande, nenhum detento ganhou benefício para sair da prisão no Dia dos Pais.

Anahi Gurgel e Amanda Bogo | 13/08/2017 11:49
Dona de casa, com filho de 1 ano no colo, espera para visitar o marido, neste Dia dos Pais. (Foto: João Paulo Gonçalves)
Dona de casa, com filho de 1 ano no colo, espera para visitar o marido, neste Dia dos Pais. (Foto: João Paulo Gonçalves)

Em frente ao Instituto Penal de Campo Grande, no Jardim Noroeste, não era das mais intensas a movimentação de familiares para visitas na manhã deste domingo (13), Dia dos Pais - data que, tradicionalmente, é sinônimo de confraternização e homenagens.

Entretanto, as dezenas de pessoas que aguardavam pelo reencontro com o parente preso, mesmo com o sofrimento da situação, pretendia levar alegria, superar a saudade e reforçar laços de afeto entre pais e filhos nessa data especial.

É o caso da aposentada Evânia Fernandes Machado, 54, que esperava a vez para rever o filho preso no Centro de Triagem. Hoje, levou as netas - de 11, 9 e 4 anos - para visitar o pai. “Esse momento é importante para fortalecer os laços da família”, acredita. 

“Não só neste domingo, mas para mim, vê-lo preso é sempre um sentimento horrível, uma angústia enorme”, disse, sem detalhar o tempo de detenção e os motivos que levaram o filho para atrás das grades.

“Vir aqui, para mim, é muito triste. Meu pai tinha que estar em casa. Vim porque ele merece e vai ficar muito feliz quando ver a gente. Vou dar um beijo e um abraço muito forte”, espera a filha do meio.

Também no Centro de Triagem, outra mãe, com filhos de 1 e 2 anos, aguardava ansiosa pelo encontro com o marido.

Familiares aguardavam para visitar presos no Instituto Penal de Campo Grande, nesta manhã (13). (Foto: João Paulo Gonçalves)
Familiares aguardavam para visitar presos no Instituto Penal de Campo Grande, nesta manhã (13). (Foto: João Paulo Gonçalves)

“É importante para ele saber que não está sozinho, abandonado. Também é importante para meus filhos, que sentem falta do pai, e não entendem porque ele está aqui, nem o que ele fez”, contou a dona de casa, de 23 anos, sem se identificar.

Com o caçula no colo, reforça que sempre leva os pequenos ao local, apesar de ser dolorido, porque o pai sempre faz questão.

O mecânico Nairton Joaquim da Silva, 53, foi visitar o irmão no presídio.

"Como nosso pai já é falecido, acho fundamental o encontro para estabelecer esse vínculo entre a família. Sempre bom dar esse apoio e passar tranquilidade”, frisou.

Em Campo Grande, nenhum preso ganhou o direito de sair para celebrar a data. No estado, 193 homens que estão cumprindo pena em Dourados foram contemplados com o benefício.

Conforme a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), parte dos contemplados deixaram a prisão no dia 1º de agosto e retornaram no dia 8. Na segunda-feira (7), outros 105 detentos deixaram a prisão e devem retornar somente amanhã (14).

A saída temporária é um benefício cedido 5 vezes ao ano, na Semana Santa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e festas de final de ano. Em cada saída, o detento tem direito a sete dias de liberdade.

Atualmente, o Estado tem 15.639 internos no sistema penitenciário.

Nos siga no Google Notícias