ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Na porta do presídio, são elas que entregam o presente no Dia das Mães

Viviane Oliveira | 10/05/2015 10:45
Elizabeth se emociona ao dizer que viajou quase 2 mil quilômetros para o Dia das Mães com o filho. (Foto: Marcos Hermínio)
Elizabeth se emociona ao dizer que viajou quase 2 mil quilômetros para o Dia das Mães com o filho. (Foto: Marcos Hermínio)

Depois de viajar quase 2 mil quilômetros, a cozinheira Elizabeth Canholato, 56 anos, acordou 3h30 de hoje (10) para preparar o almoço especial do Dia das Mães. Ela é uma das centenas de mulheres que entraram na fila do Instituto Penal de Campo Grande para pegar uma senha e passar o domingo especial com os filhos que estão detidos. Além dos produtos de higiene, material escolar e até bolo confeitado, as mães levam na bagagem a esperança de ver os filhos reconstruindo a vida.

Elizabeth mora na cidade de Guarapari, no Espirito Santo. Ela chegou de viagem ontem (9) e hoje acordou cedo para preparar a comida do filho adotivo, Felipe de 31 anos, que não via desde de dezembro do ano passado. O rapaz está preso há quase um ano por tráfico de drogas. Ele foi flagrado transportando 300 quilos de maconha na cidade de Amambai.

Além do bolo confeitado, Elizabeth levou para o filho vários itens de material escolar. A mãe conta orgulhosa que Felipe agora faz faculdade a distância e sonha em reconstruir uma vida junto com a família. “Na época foi uma decepção para a família, mas nunca deixei de vir visá-lo e nunca vou abandoná-lo mesmo que seja meu filho de coração”, diz.

No dia de visita, o movimento começa cedo em frente ao Complexo Penitenciário. (Foto: Marcos Ermínio)
No dia de visita, o movimento começa cedo em frente ao Complexo Penitenciário. (Foto: Marcos Ermínio)
Leonara diz que leva de tudo para o filho, desde de salame até bolacha. (Foto: Marcos Hermínio)
Leonara diz que leva de tudo para o filho, desde de salame até bolacha. (Foto: Marcos Hermínio)

Contanto nos dedos o dia para ver o filho fora do presídio, a vendedora Leonora Francisco da Luz, 61 anos, também aguardava na fila para visitar Aparecido Francisco da Luz, 41 anos, preso por roubo. Hoje, a comemoração iria ser em dobro, uma pelo seu dia e a outra, porque falta uma semana para o filho deixar o presídio. “Eu trago de tudo para ele, desde salame até bolacha”. Leonora, uma das primeiras da fila, ficaria até as 11h com Aparecido, depois iria comemorar a data com os outros quatro filhos.

Com uma sacola cheia de sanduíches, a artesã Rosana Alves, 50 anos, aguardava para visitar pela 2ª vez o filho Rudiney Garceis Reis, 28 anos, acusado de ter matado um homem por ciúmes da namorada, no começo do mês passado na Rua Maracaju. “As irmãs e o pai disseram que não vão vir visitá-lo, mas eu venho”. Rosana acrescenta que mesmo sofrendo preconceito e humilhação não vai deixar o filho desamparado.

Movimento - Há também quem aproveite a data para trabalhar e ganhar uma grana extra. Como a doméstica Elisângela Malheiros Segóvia, 39 anos, que tem quatro filhos e a sobrinha, Suellen Segovia, 24 anos. As duas começaram a vender bolos em frente ao presídio ontem e estão otimistas com as vendas. “Aqui é um ponto bom para as vendas. As mulheres, principalmente mães, compram de tudo para agradar o filho e não se importam com o preço”, destacam as vendedoras.

Nos siga no Google Notícias