ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Negociação e quitação de dívidas garantem reposição de medicamentos

Estoques das unidades de saúde deverão estar normalizados em no máximo 15 dias

Anahi Gurgel | 01/03/2017 18:03
Prefeito Marquinhos Trad (PSD) durante visita à unidade de saúde de Campo Grande. (Foto: Divulgação)
Prefeito Marquinhos Trad (PSD) durante visita à unidade de saúde de Campo Grande. (Foto: Divulgação)

Após muita revolta com a falta de medicamentos nos postos de saúde de Campo Grande, a população parece ver uma luz no fim do túnel: o problema pode ser solucionado ainda na primeira quinzena de março. É o que promete a Sesau (Secretaria de Saúde Pública de Campo Grande), que iniciou, nesta quarta-feira (1º), a autorização para pagamentos de fornecedores e quitação de dívidas existentes desde agosto de 2016. 

Com a negociação em andamento, a reposição dos estoques nas unidades de saúde deverá estar concluída dentro de 15 dias. Mas os produtos deverão ser entregues à farmácia central em até 10 dias, quando iniciará uma força-tarefa entre equipes da Sesau para que todos os postos recebam os medicamentos e tenham os estoques normalizados. 

Foram autorizados recursos para compra de 257 medicamentos, como dipirona sódica, amoxicilina cápsula, losartana potássica, metformina, omeprazol, lidocaína, ibuprofeno gotas, furosemida, captopril e solução fisiológica. 

“A prioridade é quitar dívidas atrasadas para podermos negociar com os fornecedores a possibilidade de realizarem a entrega de novos lotes de medicamentos”, afirmou o secretário de Saúde, Marcelo Vilela. 

Problemas após reabertura- A boa notícia chega menos de 1 semana depois da reabertura da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) da Vila Almeida, que ficou um mês fechada para manutenção. Mesmo com a reforma concluída, problemas antigos como falta de medicamentos persistiam.  

A situação foi constatada por alguns usuários que buscaram atendimento no local já após a reinauguração, como apurou o Campo Grande News. A UPA foi inaugurada no último dia 23, com falta de antibióticos e até dipirona.

 

Nos siga no Google Notícias