ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Nelsinho anuncia medidas de curto, médio e de longo prazo para Santa Casa

Ítalo Milhomem | 31/03/2011 11:08

O prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) anunciou as medidas que serão apresentadas durante a reunião com membros da junta interventora da Santa Casa, na tarde desta quinta-feira (31) para resolver o problema da crise na saúde do município, denominada por ele como “epidemia doa trauma”. A reunião será na Diretoria Clínica da Sociedade Beneficente de Campo Grande, mantenedora do hospital.

De acordo com Nelsinho, a curto prazo a proposta é que sejam adquiridos mais seis leitos no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) adulto, além de equipar os 11 leitos que foram inaugurados há um ano.

Já à médio prazo, a expectativa é aumentar em 10 leitos completamente equipados para unidade coronariana da Santa Casa. Segundo o prefeito, o governo do Estado por meio da secretária de Saúde, Beatriz Dobashi já se comprometeu em ajudar nessa demanda.

Com última meta para desafogar a Santa Casa da Capital, Nelsinho aponta que terá de ser a ativação do Hospital do Trauma, que já está em obras e será concluído no final de 2012.

O prefeito não revelou o montante total de recursos para os investimentos nestas três demandas, que ele qualificou de curto, médio e longo prazo respectivamente. Na semana passada durante a inauguração de uma UBSF (Unidade Básica de Saúde Familiar) na região norte da Capital, ele apontou que seriam necessários pelo menos R$ 2 milhões para primeira fase de reestruturação da Santa Casa.

“A epidemia do momento não é mais gripe asiática, não é mais dengue é o trauma. O você tem o cara da moto que com R$ 60 reais por mês parcela uma moto, tem desconto no IPVA da moto que é um incentivo a mais, por isso você vê moto em tudo que é lugar na cidade. E quando ele se acidente o pára-choque é a perna é cara dele. O Samu salva a vida dele e leva pra Santa Cas, ai não podemos negar o atendimento. Bem ou mal meu amigo, criticando ou não criticando, com crise ou sem crise 215 atendimentos, 1800 cirurgias e 54mil exames todo mês a Santa Casa realiza”, finalizou Trad.

Vistorias - Na manhã de ontem (30), uma comissão estive na Santa Casa, onde percorreram os seis andares do hospital e constataram a superlotação que já é rotineira no hospital.

Fizeram parte deste grupo: vereadores , gestores da junta interventora composta por membros da prefeitura, governo do estado, da Sociedade Beneficente de Campo Grande, alem de representantes do Ministério da Saúde e dos Ministério Público Estadual e Federal

Na saída da vistoria, os vereadores comentaram a possibilidade de criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a questão da saúde da Capital.

Nos siga no Google Notícias