ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Nenhuma das três unidades de saúde inauguradas por Bernal funciona

Prefeito tinha só até 2 de julho para lançar obras por conta de regra eleitoral, mas locais ainda não estão abertos à população

Mayara Bueno | 04/07/2016 19:07
UPA do Santa Mônica está pronta, foi inaugurada, mas ainda não está aberta à população. (Foto: Marina Pacheco)
UPA do Santa Mônica está pronta, foi inaugurada, mas ainda não está aberta à população. (Foto: Marina Pacheco)
Alguns moradores procuraram atendimento hoje na unidade do Bairro Ana Maria do Couto. (Foto: Marina Pacheco)
Alguns moradores procuraram atendimento hoje na unidade do Bairro Ana Maria do Couto. (Foto: Marina Pacheco)
No Jardim Paradiso a situação é a mesma.(Foto: Marina Pacheco)
No Jardim Paradiso a situação é a mesma.(Foto: Marina Pacheco)
"Ideal seria inaugurar, mas já funcionar", diz morador do Santa Mônica. (Foto: Marina Pacheco)
"Ideal seria inaugurar, mas já funcionar", diz morador do Santa Mônica. (Foto: Marina Pacheco)

As três unidades de saúde inauguradas pelo prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), na sexta-feira (1º), ainda não funcionam. A justificativa dada pela Prefeitura de Campo Grande aos moradores foi que médicos precisam ser remanejados de outras unidades para atender as novas construções.

Na sexta, foram inauguradas a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Bairro Santa Mônica e duas UBSF (Unidade Básica de Saúde Familiar), uma no Jardim Paradiso e outra no Bairro Ana Maria do Couto. A reportagem do Campo Grande News esteve nos três locais na tarde desta segunda-feira (4) e a informação foi que alguns moradores chegaram a procurar atendimento e outros souberam que as unidades só serão abertas ao público daqui alguns dias.

No caso da UPA do Santa Mônica, o prefeito havia dito na sexta-feira que as atividades só seriam iniciadas em, pelo menos, 20 dias. Por lá, a estrutura externa está completa. Ele afirmou que os profissionais que vão atuar no Santa Mônica já foram chamados de concursos anteriores.

O prefeito resolveu inaugurar a unidade mesmo sem poder entrar em funcionamento imediato, pois entregas de obras só poderiam ser feitas até 2 de julho, em cumprimento à regra eleitoral. Quando de fato estiver pronta para a população, a nova UPA vai atender cerca de 100 mil moradores de uma área que engloba sete bairros. Somente nesta unidade, foram investidos R$ 3,8 milhões.

Segundo o microempresário Marcelo dos Santos, morador do Bairro Santa Mônica, a informação que recebeu é que o Município ainda estaria contratando médicos. “O ideal seria entregar já para funcionar. Mas vamos aguardar”, disse. No local, havia somente um guarda municipal.

Na UBSF do Ana Maria do Couto a situação é a mesma. O prédio está pronto, inclusive com equipamentos na unidade, mas permanece fechada. Alguns moradores chegaram a ir ao posto. “Disseram que hoje funcionaria, mas não. Algumas pessoas chegaram procurar atendimento”, disse uma moradora, que preferiu não se identificar.

De acordo com a presidente do bairro, Edna Maria Portela Siqueira, a Prefeitura informou a ela que médicos estão sendo remanejados de outras unidades e novos profissionais concursados serão convocados. “Disseram que essa semana resolve. Vamos ver. A gente entende, graças a Deus pelo menos foi inaugurada”.

Da mesma forma, na unidade do Jardim Paradiso os moradores souberam que o atendimento deve começar na quinta-feira, segundo Wilker Denis.

Nas três unidades, desde sexta-feira, permanecem guardas municipais e alguns funcionários ficam durante o dia. A reportagem procurou o Município, por meio da assessoria de comunicação, mas não obteve resposta até o fechamento e publicação deste texto. À Prefeitura foi questionado o motivo de as três unidades de saúde não estarem funcionando e qual a data prevista para a inauguração de fato.

Nos siga no Google Notícias