A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 15 de Outubro de 2019

29/06/2016 09:25

Neste ano, 40 gestantes conseguiram na Justiça medicamento contra aborto

Fernanda Mathias
Aplicação de injeções previne episódios de trombose e aborto (Foto: Arquivo Pessoal)Aplicação de injeções previne episódios de trombose e aborto (Foto: Arquivo Pessoal)

Nos últimos seis meses quarenta gestantes de Campo Grande conseguiram assegurar na Justiça o remédio enoxaparina (anticoagulante) fundamental para evitar abordo em gestantes que sofrem de trombofilia, ou seja, propensão a desenvolver trombose devido a uma anomalia no sistema de coagulação do corpo.

Diante da grande procura, a Defensoria Pública vai realizar no dia 15 de julho, sexta-feira, às 13h30, uma audiência pública sobre o tema, na Escola Superior da Defensoria Pública. De acordo com o órgão, a procura aumentou consideravelmente. No ano passado, em média de uma a duas gestantes recorriam à Defensoria e neste ano a média já é de seis por mês, somente na Capital.

A professora Lauren Feder, 29 anos, recebeu indicação de 180 ampolas até o fim da gestação, em uma dosagem de 60 miligramas o que significaria custo de R$ 12 mil. Com histórico de AVC (Acidente Vascular Cerebral) aos 22 anos, Lauren precisa do medicamento e nos primeiros 40 dias, enquanto tentava assegurar o fornecimento na rede pública, recebeu doações. Após recorrer à Defensoria conseguiu garantir o tratamento. “Toda vez que vou retirar o medicamento é uma burocracia desnecessária, a gente já tem uma gestação de risco e ainda esse desgaste”.

Esperança – Acionada pelo MPF (Ministério Público Federal) de Pernambuco, a Justiça Federal deu sentença que permite que pacientes gestantes ou puérperas com trombofilia, no âmbito do SUS(Sistema Único de Saúde), que possam utilizar a HBPM (heparina de baixo peso molecular) para a prevenção do tromboembolismo venoso, com sua inclusão no Programa de Medicamentos do Ministério da Saúde para Dispensação Excepcional.

Após lançar maconha na Máxima, dupla é perseguida e presa pela polícia
Dois homens, de 27 e 29 anos, foram presos nesta segunda-feira (14) após jogarem tabletes de maconha por cima do muro do presídio de segurança máxima...
Adolescente de 16 anos é apreendido com 95 papelotes de droga no Tiradentes
Um adolescente, de apenas 16 anos, foi preso ao ser flagrado com 95 papelotes de cocaína no Bairro Tiradentes, em Campo Grande. Os policiais civis d...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions