ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

No 1º dia de 'plantão cinderela', postos somam cinco faltas na Capital

Nyelder Rodrigues | 21/08/2017 22:50

A implementação do "plantão cinderela" - quando parte da equipe cumpre apenas metade das 12h de plantão - na rede municipal de saúde não agradou todos os médicos que atuam em unidades 24h de Campo Grande, gerando algumas reclamações. O regime especial foi iniciado nesta segunda-feira (21), contando com apenas cinco faltas.

O plantão cinderela faz parte do acordo entre prefeitura e Sinmed-MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul) para encerrar o imbróglio que se tornou a negociação salarial dos médicos. Apesar disso, houve reclamações.

De acordo com o coordenador de Urgência e Emergência da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Yama Higa, seis profissionais chegaram atrasados e outros cinco não compareceram ao serviço.

Contudo, ainda não há informação se eles possuem atestados e se estavam escalados para o meio-plantão ou para o plantão completo. Em média, cada uma das 10 unidades 24h conta com 9 ou 10 médicos escalados.

Em Campo Grande, o plantão nas seis UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) começam às 19h e vão até às 7h do dia seguinte. No caso do plantão cinderela, metade dos trabalhadores encerram o trabalho da 1h, cumprindo carga de apenas 6h e não 12h - seguida pelo restante da equipe.

A medida foi a forma encontrada para atender as reivindicações dos profissionais da saúde e não deixar a população desassistida. No caso, com menos horas de plantão, há redução de gastos com pagamentos extras, valores que foram incorporações à base salarial dos trabalhadores.

Como a demanda cai durante a madrugada, segundo dados da pasta de saúde e dos próprios profissionais da área, a redução do efetivo a partir desse horário não afetaria o atendimento.

"Os médicos fizeram uma proposta. A prefeitura fez a contraproposta. E eles enviaram uma terceira proposta, onde nasceu essa a historia do plantão cinderela. Eles mesmo disseram que não precisa ter dois médicos de 1h às 7h, porque diminui bastante a procura", comentou hoje o prefeito Marquinhos Trad (PSD), que completa.

"Os plantonistas já se revezavam nesses horários. Só pode haver contratempo, se o número de pessoas que forem às 19h, 20h, por exemplo – considerados horários de pico - for o mesmo na madrugada, às 4h, 5h. Se houver concentração nesses horários, pode haver problema. Mas atpe hoje, as estatísticas mostram o contrário, que não há muita procura", frisa.

Nos siga no Google Notícias