ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

No último dia de vacinação, pais enfrentam chuva para levar filhos

Vacinas contra polio e sarampo são oferecidas nas 68 unidades básicas de saúde de Campo Grande. Campanha que começou no dia 18 de agosto termina nesta sexta-feira (19)

Izabela Sanchez | 14/09/2018 10:30
As mães levaram os pequenos para vacinar nesta sexta-feira, último dia da campanha (Izabela Sanchez)
As mães levaram os pequenos para vacinar nesta sexta-feira, último dia da campanha (Izabela Sanchez)

Esta sexta-feira (14) marca o último dia de campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Em Campo Grande as vacinas podem ser encontradas nas 68 unidades de saúde. Na manhã de hoje, chuvosa e com temperaturas mais baixas, pais e mães enfrentaram o mau tempo para levar as crianças aos postos.

Alexandre Figueiredo, 43, é policial rodoviário federal e acompanhava a esposa que carregava o filho de 2 anos e 6 meses no colo. O policial explicou que não levou o filho antes porque “estava corrido” e a criança estava doente.

“Estava bastante corrido e ele estava sarando da gripe, mas aproveitei o último dia de campanha. Todo processo de prevenção é mais importante do que investir nas consequências”, comentou.

Alexandre também comentou sobre o SUS (Sistema Único de Saúde). “É sempre bom ressaltar a importância do SUS. A gente só vê a importância quando precisa. Claro que precisa ser melhorado, mas a solução não é acabar como alguns dizem”, declarou.

O avô Idalmar Gironde, 52, levou a neta de 2 anos e 6 meses para tomar outro tipo de vacina, mas já aproveitou a oportunidade para que a criança recebe as doses contra a polio e o sarampo. “Ela fica bastante com a gente. A campanha é muito boa, a gente não vê mais crianças com paralisia”, comentou.

O vovô Idalmar Gironde acompanha a neta de 2 anos e 6 meses (Izabela Sanchez)
O vovô Idalmar Gironde acompanha a neta de 2 anos e 6 meses (Izabela Sanchez)

Gisele Ribeiro, 37, segurava a filha no colo, que chorava desconsolada, com medo de tomar uma injeção. A mãe tentava acalmá-la, lembrando que a vacina é apenas uma gotinha, mas tudo que a criança queria era ir para a casa.

“Foi por conta da correria que não vim antes, lembrei do último dia e vim correndo. Ela está com medo mas já expliquei pra ela, mas como ela está com a vacina atrasada, acho que vai ter que tomar uma injeção”, relatou. “É extremamente importante para a segurança da criança e da comunidade”, afirmou sobre a campanha.

Campanha – A campanha de vacinação começou no dia 18 de agosto. Em Campo Grande, a cobertura vacinal, até agora, é de 86%. Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), cerca de 6 mil crianças ainda precisam das vacinas. A campanha acaba nesta sexta, mas durante o fim de semana as 4 CRSs (Centros Regionais de Saúde) estarão de plantão, entre as 6h e às 17h45, para oferecer as vacinas.

Em todo o país, mais de dez milhões de crianças de um a menores de cinco anos foram vacinadas com mais de 22 milhões de doses de pólio e sarampo. A cobertura da vacinação em sarampo está em 94,2% e da poliomielite, 94,3%.

Todas as crianças de 1 ano a 5 anos devem ser vacinadas, já que este ano a campanha é indiscriminada. Cerca de 800 mil crianças ainda não tomaram as vacinas contra as duas doenças.

Nos siga no Google Notícias