A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 21 de Agosto de 2018

08/12/2016 10:14

Nova central aproxima população da Justiça, diz TJ ao inaugurar unidade

Espaço do TJMS abrigará diversos setores da Justiça em prédio que funcionava shopping

Mayara Bueno e Yarima Mecchi
Prédio fica na esquina das ruas 26 de agosto, co m a Avenida Calógeras. (Foto: Fernando Antunes)Prédio fica na esquina das ruas 26 de agosto, co m a Avenida Calógeras. (Foto: Fernando Antunes)
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB), à esquerda, com o presidente do TJMS, João Maria Lós, descerrando a placa de inauguração. (Foto: Fernando Antunes)Governador Reinaldo Azambuja (PSDB), à esquerda, com o presidente do TJMS, João Maria Lós, descerrando a placa de inauguração. (Foto: Fernando Antunes)

O Centro Integrado de Justiça aproximará o Judiciário da população e trará agilidade na tramitação de processos. Esta é avaliação de autoridades que participam, nesta quinta-feira (80), da solenidade de inauguração do prédio do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), que promete atender 3 mil pessoas por dia.

O desembargador João Maria Lós, presidente do TJ-MS, classificou o prédio como a "cereja do bolo da Justiça", ressaltando a facilidade de acesso do prédio, localizado na Rua 26 de Agosto. Lá, funcionava o shopping de mesmo nome, mas foi desapropriado pelo governo, a pedido do Poder Judiciário, em 2013. Deste então, o local passava por reformulação. 

Na central, serão disponibilizados serviços jurídicos. O novo espaço terá 19 salas de audiência, duas salas de palestra, 21 salas de conciliação, salas para a OAB/MS e Defensoria Pública Estadual, 300 lugares de espera, 16 gabinetes de juiz.

“A CPE (Central de Processamento Eletrônico) vai aumentar as movimentações de processos de três a cinco vezes”, pontuou o presidente, explicando que, se for preciso ampliar no futuro, a estrutura permite a construção de mais dois andares.

Também ponderou a economia com o novo prédio, agora próprio do Tribunal de Justiça. Antes os serviços ocorriam em prédio alugado no Jardim Itanhangá. Tanto o valor pago no novo espaço e o aluguel não foram informados.

Ressaltando o cumprimento de repasses do governo à Justiça, o governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), destacou a ampliação e proximidade do local, que “buscará levar atendimento a todos os cidadãos”. “Quanto você tem um processo (tramitação) mais rápido, tem ganho de todos os lados, tanto para a população quanto para o Poder Judiciário”.

O juiz Cezar Luiz Miozzo afirmou que o prédio é a primeira estrutura própria do Tribunal de Justiça. “MS foi o primeiro estado a ter juizados especiais, porém só agora que tem uma sede”.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), nesta quinta-feira (8). Ele ressaltou a proximidade do local. (Foto: Fernando Antunes)O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), nesta quinta-feira (8). Ele ressaltou a proximidade do local. (Foto: Fernando Antunes)
Presidente do TJMS, desembargador João Maria Lós diz que novo prédio é a cereja do bolo. (Foto: Fernando Antunes)Presidente do TJMS, desembargador João Maria Lós diz que novo prédio é a "cereja do bolo". (Foto: Fernando Antunes)

Estrutura – No térreo, funcionarão as secretarias, setores de conciliação, mediação de setor de termos. Salas de audiências, e coordenadoria de infância e seus projetos. O primeiro piso concentrará a Central de Processamento Eletrônico, a Secretaria de Primeiro Grau, os gabinetes e as turmas recursais.

No local está instalada também a Secretaria Judiciária de 1º Grau, com previsão para até 300 postos de trabalho, e salas de apoio. A Justiça Restaurativa do Juizado da Infância e Juventude terá sala de ludoterapia e brinquedoteca e o Núcleo de Projetos, como o de adoção e o Projeto Padrinho também está no local.

Em 5 dias, Semana da Conciliação do TJ-MS soma R$ 7,8 milhões em acordos
A Semana da Conciliação, promovida pelo TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), rendeu R$ 7.858.690,15 em acordos homologados nos cinco di...
Carreta da Justiça oferecerá serviços em Taquarussu até a próxima semana
Moradores do município de Taquarussu, distante 332 km de Campo Grande, podem procurar a partir desta segunda-feira (28), a Carreta da Justiça, que of...


Nenhuma linha, na matéria, informando sobre o homenageado?
 
Marcos Adriano de Carvalho Marcello em 09/12/2016 14:00:04
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions