ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Após ‘guerra’ na Justiça, TJ escolhe indicados para vaga de desembargador

Honório Suguita, Alexandre Bastos e Gabriel Abrão Filho compõem lista tríplice que será encaminhada a governador

Anahi Zurutuza | 07/12/2016 17:17
Sessão ordinária do Tribunal Pleno, nesta tarde (Foto: TJMS/Divulgação)
Sessão ordinária do Tribunal Pleno, nesta tarde (Foto: TJMS/Divulgação)
Alexandre Bastos, um dos advogados que compõe a lista tríplice (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Alexandre Bastos, um dos advogados que compõe a lista tríplice (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

O governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), terá de escolher entre Honório Suguita, Alexandre Bastos e Gabriel Abrão Filho para ocupar a 32ª vaga de desembargador no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). Os três advogados foram os escolhidos pelo Tribunal Pleno – composto pelos outros 31 desembargadores e um juiz convocado – para compor a lista tríplice que será encaminhada ao chefe do Executivo estadual, que é quem faz a nomeação.

Foram excluídos da lista que continha os seis nomes indicados ao TJMS pela OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil) João Arnar, José Rizkallah Junior e Rodolfo Souza Bertin.

Nascido em Nova Alvorada do Sul, mas atuante em Campo Grande e região do Conesul, Honório Suguita ficou em primeiro lugar na votação do Tribunal Pleno. O mais votado durante a eleição da OAB, Alexandre Bastos, que também já disputou a presidência da entidade, ficou em segundo lugar da lista tríplice. Gabriel Abrão Filho em terceiro.

Foi justamente a lista sêxtupla o motivo da “guerra” de sete meses na Justiça. O processo de escolha dos seis indicados pela OAB-MS, garantido pelo chamado Quinto Constitucional, era questionado por candidatos que perderam a chance de integrar a lista sêxtupla.

O impasse havia sido superado quando a 3ª Turma do TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) cassou liminar que impedia a entidade de indicar os nomes de seis advogados para a vaga no TJ-MS. Mas, até ontem (6), ainda havia a possibilidade da situação continuar na indefinição.

O advogado Fabio Trad, ex-deputado federal e ex-presidente da OAB, tentou barrar o andamento do processo, pedindo que o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) recolhesse a lista sêxtupla, mas não conseguiu. Nesta terça-feira, o conselheiro Carlos Eduardo Nogueira Dias negou o pedido de Trad.

Eleição da OAB-MS para a lista sêxtupla, em abril (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Eleição da OAB-MS para a lista sêxtupla, em abril (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Vai e volta – A eleição para a escolha dos integrantes da lista sêxtupla foi realizada no dia 29 de abril deste ano. De lá para cá, o processo foi questionado na Justiça, que suspendeu e validou o pleito várias vezes.

A 3ª Turma decidiu no dia 10 de novembro “dar provimento ao recurso” da OAB “a fim de que o processo de preenchimento, pelo Quinto Constitucional, da vagas de desembargador do TJ-MS prossiga”.

Quinto Constitucional - Pela lei, um quinto das 32 vagas do Tribunal de Justiça é destinado à OAB ou ao MPE, que se alternam para ocupar esses postos cada vez que um desembargador se aposenta ou deixa o cargo. O restante é preenchido por juízes de carreira.

Nos siga no Google Notícias