ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Tribunal Federal mantém lista de indicados pela OAB para o TJ-MS

Eleição de seis advogados para ocuparem vaga de desembargador é contestada na Justiça desde de maio

Anahi Zurutuza | 10/11/2016 17:18
Sede da OAB em MS (Foto: Arquivo)
Sede da OAB em MS (Foto: Arquivo)
Votação de lista sêxtupla durou 11 horas (Foto: Alcides Neto/Arquivo)
Votação de lista sêxtupla durou 11 horas (Foto: Alcides Neto/Arquivo)

Por unanimidade, a 3ª Turma do TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) cassou liminar que impedia a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul) de indicar os nomes de seis advogados para uma vaga de desembargador no TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato do Grosso do Sul). A indicação é garantida pelo chamado Quinto Constitucional.

“É o reconhecimento que a legalidade imperou no processo de escolha da lista sêxtupla, que obedecemos todas as regras. Mais que isso, é uma vitória para a OAB e para a classe”, afirmou Mansour Karmouche, presidente da seccional.

Ele acredita que o nome do novo desembargador do TJ-MS seja anunciado até o início do próximo ano. “Agora o TJ vai poder votar a lista do Quinto Constitucional, acreditamos que teremos o nome do novo desembargador em 60 dias, é um pra razoável.

Vai e volta – A eleição para a escolha dos integrantes da lista sêxtupla foi realizada no dia 29 de abril deste ano. De lá para cá, o processo foi questionado na Justiça, que suspendeu e validou o pleito várias vezes.

Na decisão de hoje (10), a 3ª Turma decidiu “dar provimento ao recurso” da OAB “a fim de que o processo de preenchimento, pelo Quinto Constitucional, da vagas de desembargador do TJ-MS prossiga”.

Os nomes já foram para o TJ, que após análise, exclui três candidatos da disputa. Então, a lista tríplice vai para as mãos do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), a quem cabe a decisão sobre quem será o novo desembargador do tribunal.

Numa sessão que durou 11 horas, os 35 conselheiros da OAB-MS escolheram Alexandre Bastos, Honório Suguita, João Arnar, Gabriel Abrão Filho, José Rizkallah Junior e Rodolfo Souza Bertin para compor a lista sêxtupla.

Havia 17 candidatos, dentre eles o advogado Fabio Trad, ex-deputado federal e ex-presidente da OAB, e Danny Fabrício Cabral Gomes. Ambos contestaram na Justiça a forma como foi feita a eleição.

Dentre outros argumentos, os advogados alegam que um conselheiro não poderia ter votado por ser sócio de um dos candidatos. A série de problemas evidenciaria que a votação foi ilegítima.

Para conseguir a liminar que suspendeu a eleição, Fabio Trad alegou que o advogado Rodolfo Souza Bertin, um dos seis escolhidos, não cumpriu o requisito de ter pelo menos 10 anos de exercício como advogado, tendo no mínimo cinco petições em seu nome.

A Justiça poderia decidir por chamar o sétimo candidato mais votado, neste caso, Trad integraria a lista sêxtupla.

Pela lei, um quinto das 32 vagas do Tribunal de Justiça é destinado à OAB ou ao MPE, que se alternam para ocupar esses postos cada vez que um desembargador se aposenta ou deixa o cargo. O restante é preenchido por juízes de carreira.

Nos siga no Google Notícias