ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Nova lombada, em teste na Gury Marques, “freia” apressadinhos

Já no lado contrário, onde equipamento está desligado, alta velocidade de motoristas chama a atenção

Danielle Valentim e Bruna Kaspary | 20/06/2018 08:57
Luzes estão ligadas, mas velocidade ainda não aparece no painel. (Foto: Saul Schramm )
Luzes estão ligadas, mas velocidade ainda não aparece no painel. (Foto: Saul Schramm )

O novo radar instalado na Avenida Gury Marques - no sentido bairro/centro - em frente à Centro Universitário Anhanguera, na Chácara das Mansões, “freia” motoristas apressados, mesmo em testes, nesta quarta-feira (20). Por outro lado, na via contrária, onde o equipamento está desligado a alta velocidade de condutores chama a atenção. A Agetran (Agência Municipal de Trânsito) ainda não divulgou os demais endereços, que devem receber as lombadas.

Matéria do Campo Grande News já havia informado que a maioria dos radares serão trocados de local, para atender a um estudo de acidentes e fluxo de trânsito. O Consórcio Cidade Morena vai ser responsável por instalar e administrar os radares de trânsito da Capital.

Na região, moradores e comerciantes comemoram chegada de sinalizador. O lavador de carros Anderson Gonçalves, de 37 anos, mora na região há 32 anos e afirma que o local sempre precisou de radar. “Ultimamente tem aumentado fluxo e a velocidade. Não precisa, nem ser avenida, nas ruas laterais também”, diz o morador.

Segundo ele, os condutores descem uma rua abaixo para fugirem do radar e “acelerar”. “Tem motociclista que passa a mais de 80 km/h”, garante.

A vendedora Jamile Ribeiro, de 25 anos, acredita que qualquer lugar que receba grande fluxo de carros e pedestres precisa de lombada. Ela lembra que de um lado fica a universidade e do outro um comércio. “Eu acredito que onde tenha grande circulação de pedestres e carros é sempre importante ter radar”, disse.

A coordenadora operacional Maria Auxiliadora Martins, de 49 anos, reclama que, além da alta velocidade muitos motoristas usam as vias auxiliares na contramão. “Para eles não cruzarem a Gury Marques e fazer o retorno, eles entram na contramão, mesmo. Se as pessoas tivessem consciência, no trânsito principalmente, mas aqui ninguém respeita ninguém”, disse.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a licitação dos radares ainda está em andamento e está na fase de avaliação dos equipamentos. Foram escolhidos dois pontos, esse da Avenida Gury Marques e outro da Avenida Lúdio Coelho com Rua Petrópolis.

A Agetran escolheu os locais e os aparelhos foram instalados para avaliação e testes - não haverá multas. ​De acordo com o edital do pregão: A Instalação dos equipamentos e sistemas são testes de avaliação em Escala Real serão realizados a fim de avaliar a conformidade de atendimento aos requisitos mínimos constantes no Edital e seus anexos por uma Comissão Técnica da Agetran.

Alerta - A reportagem esteve na Gury Marques nesta manhã e constatou que, mesmo sem registrar a velocidade, a estrutura deixa os motoristas em alerta. Diferente da via sem o radar, em que os motoristas continuam em alota velocidade.

A expectativa é que concluindo as etapas de testes, o contrato seja assinado no final de julho, para que os radares sejam implantados definitivamente na Capital. Os 66 radares fixos e lombadas que existiam na cidade foram desativados em dezembro de 2016, quando venceu o contrato com a Perkons. Agora, serão instalados cerca de 90 equipamentos de controle de faixas.

Agora, serão instalados cerca de 90 equipamentos de controle de faixas. (Foto: Saul Schramm)
Agora, serão instalados cerca de 90 equipamentos de controle de faixas. (Foto: Saul Schramm)
Nova estrutura é menor. (Foto: Saul Schramm)
Nova estrutura é menor. (Foto: Saul Schramm)
Nos siga no Google Notícias