ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Prefeitura vai precisar contratar 1,2 mil para novas unidades de saúde

Paula Vitorino | 10/08/2012 11:39
Prefeito assinou ordem de serviço para construção de UBSF nesta manhã e aproveitou para entregar remédios para pacientes. (Foto: Minamar Júnior)
Prefeito assinou ordem de serviço para construção de UBSF nesta manhã e aproveitou para entregar remédios para pacientes. (Foto: Minamar Júnior)

No mês de aniversário de Campo Grande, a população da cidade ganha a garantia da construção de mais 12 unidades de UBSFs (Unidade Básica da Saúde da Família). A previsão de término das obras é para o início do primeiro semestre de 2013, mas depois dos prédios prontos, o funcionamento das unidades também vai depender da contratação de profissionais.

A Secretaria de Saúde do Município (Sesau) estima uma média de 100 funcionários para cada unidade, entre médicos, enfermeiros e atendentes. Com isso, a demanda total para o início de 2013 será de cerca de 1.400 mil profissionais.

O secretário da Sesau, Leandro Mazina, explica que “é preciso construir pra depois contratar os funcionários”. Mas ele diz que a Prefeitura ainda tem concursos públicos dentro do período de validade e podem servir para a contratação de parte dos profissionais.

“Se for necessário, um novo concurso público pode ser feito no próximo ano”, diz.

Ainda serão assinadas ordens de serviço para a construção de duas UPAS (Unidades Básicas de Saúde).

Nesta manhã, o prefeito Nelson Trad Filho assinou a ordem de serviço para a construção da UBSF do bairro Zé Pereira. A obra tem investimento de R$ 1.200 milhões e vai substituir o prédio antigo da unidade já existente em parte do terreno.

Enquanto as obras estiverem sendo executadas, os atendimentos da UBSF serão transferidos para um prédio alugado, a duas quadras do local.

Funcionamento - Além das da construção dos 12 novos prédios, a Prefeitura inaugura e dá início ao funcionamento de cinco UBSF.

Segundo o secretário, os profissionais para atuar nessas unidades já estão sendo convocados por meio de nomeação no Diário Oficial.

Campo Grande já conta com 29 UBSFs em funcionamento para atender a população e, com as 12 novas unidades, a Prefeitura pretende suprir a demanda desses atendimentos.

“A UBSF é muito importante porque onde tem uma unidade funcionando bem, a saúde da população do bairro vai bem”, disse o prefeito.

As unidades de saúde da família fazem os atendimentos preventivos, como consultas médicas, aplicação de vacinas e atendimento de pacientes com doenças crônicas, como a diabetes.

Para atendimento 24h, a Capital conta 3 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e 6 CRSs (Centros Regionais de Saúde). Em dezembro, deve ser inaugurada a UPA Moreninhas.

Nos siga no Google Notícias