ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Novo sistema de conciliação permite trocar “crédito por débito” na Prefeitura

A partir da semana que vem, Prefeitura já deve permitir “compensar” as dívidas do contribuinte

Izabela Sanchez | 28/08/2019 11:34
Pedro Pedrossian Neto, secretário de finanças da Prefeitura de Campo Grande (Foto: Marina Pacheco)
Pedro Pedrossian Neto, secretário de finanças da Prefeitura de Campo Grande (Foto: Marina Pacheco)

Dentro de uma semana, segundo estimativa do titular da Sefin (Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento) Pedro Pedrossian Neto, deve entrar em atividade na Prefeitura de Campo Grande novo sistema para quitar dívidas tributárias e não tributárias. É o sistema de conciliação de dívidas, que será administrado pela CCF (Câmara de Conciliação Fiscal).

Decreto publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (28) regulamentou, por exemplo, a possibilidade de que o devedor “compense” a dívida quando tiver valor semelhante “em crédito” com a Prefeitura. Na prática, o contribuinte, pessoa ou empresa, compensa o valor que deve ao município com o valor que lhe é devido pela administração.

Tentativa de modernizar a gestão de dívidas, o objetivo da conciliação é impedir que virem processos administrativos ou judiciais. Os litígios, nas palavras do secretários, "são imensos".

“A compensação pode ser com créditos tributários ou não tributários. Por exemplo, você é credor de algum imóvel, então você pode, dentro dessa Câmara [CCF], fazer a compensação de outros valores, mesmo sendo inscrições diferentes. E créditos não tributários, vamos supor que você forneceu algum serviço ou bem, você tem o valor líquido e certo e não consegue receber da Prefeitura, mas você tem dívidas, você pode compensar através da Câmara, ela dá mais inteligência ao processo”, comentou Pedrossian.

Outra modalidade regulamentada é a “dação em pagamento de bens imóveis”, tema de projeto de lei sancionado em abril. Na prática, é a possibilidade de quitar dívidas transferindo imóveis para a Prefeitura.

Para isso, é necessário que o imóvel esteja livre de dívidas e que não seja o único imóvel do devedor utilizado como residência. Há possibilidade, ao doar um imóvel que seja de valor inferior, que o devedor faça a complementação da diferença em dinheiro, mas se o valor foi maior, a Prefeitura fica isenta de ressarcir.

As operações de conciliação serão avaliadas na CCF, que terá membros nomeados pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), com representantes da Sefin, PGM (Procuradoria-geral do Município) e Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano). Mas se os valor da dívida for maior que R$ 50 mil, a homologação do “termo de conciliação” será feita pelo secretário de finanças ou procurador-geral.

“Na verdade já existia uma lei no passado, nós aprimoramos a possibilidade de resolução, com pagamentos com imóveis, só que para ela funcionar a gente precisa criar uma Câmara, essas secretarias vão fornecer quadros efetivos que vão fazer as análises, são muitos casos que estão na fila”, disse o secretário.

Segundo a Prefeitura, os proprietários do Hotel Campo Grande – alvo de tentativa de projeto habitacional  – devem tributos ao município. Questionado sobre a possibilidade de que a conciliação ajude nas negociações para desapropriar o imóvel, Pedrossian afirmou que “não necessariamente, mas em tese, poderia ocorrer”. “Mas acho que ali vai ser diferente, tem outras questões implicadas”, disse.

O sistema de conciliação, declarou, tem objetivo de reduzir a dívida ativa de Campo Grande, que hoje ultrapassa os R$ 2 bilhões. “Vamos fazer com que não seja tão grande. A gerente vai hoje demora 15, 20 anos, pra gente conseguir reaver”, comentou.

Nos siga no Google Notícias