Número de acidentes caiu 68% após o toque de recolher na Capital
De 45 caiu para 14 o número de acidentes no primeiro final de semana da "quarentena" em Campo Grande
Se nos bairros da Capital o toque de recolher já reflete numa diminuição no número de homicídios, roubos e furtos, no trânsito, a medida também tem surtido efeitos positivos. O número de acidente diminuiu 68%, se comparado ao primeiro final de semana da “quarentena” com o anterior.
Nos dias 14 e 15 de março, o BPTran (Batalhão da Polícia Militar de Trânsito) registrou 45 acidentes, enquanto no sábado (21) e domingo (22) passados, ocorreram apenas 14 acidentes em toda a Capital. A lógica dessa diminuição é simples. Com menos pessoas nas ruas, menor é a circulação de veículos.
Com os bares fechados o risco dos condutores saírem às ruas alcoolizados, também diminui. O reforço no policiamento é outro fator crucial dessa equação. “Estamos nas ruas 24h atendendo os acidentes e intensificamos o patrulhamento preventivo”, comentou o o tenente-coronel Franco Alan, comandante da BPTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito).
Em queda – A expectativa das autoridades de saúde, é de que os dados do novo coronavírus diminuam tanto quanto os números da violência urbana, devido aos decretos que estabeleceram o fechamento de estabelecimentos e o toque de recolher na Capital.
Por enquanto, saltam aos olhos os dados da segurança pública. Nenhum homicídio foi registrado na Capital entre sexta-feira (20) e ontem (22). O toque de recolher foi decretado no sábado e no fim de semana anterior, duas pessoas foram mortas em Campo Grande.
A redução na quantidade total de ocorrências é de 64%, conforme dados levantados pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). Foram levados em conta os crimes de furto, posse e porte de arma de fogo, tráfico de drogas e violência doméstica.
As ocorrências de roubo caíram vertiginosamente, de 33 entre os dias 13 e 15 e 7, no último fim de semana – 78%. O número de furtos também, 55% (de 106 para 47).