ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Número de homicídios contra mulheres tem aumento de 50% na Capital

Filipe Prado | 08/09/2014 17:12

O número de mulheres assassinadas até setembro deste ano pode chegar a 50% a mais, se comparado com os homicídios que ocorreram durante todo o ano de 2013. De acordo com a Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) oito homicídios ocorreram até hoje (8) na Capital, sem contar com a morte de Rosângela Ferreira, 48 anos, que pode ter ocorrido pela agressão do marido na noite de quinta-feira (4).

Em 2013 foram registrados somente seis mortes em Campo Grande. As notificações também aumentaram, conforme dados da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública). Este ano foram 922 casos, no mesmo período do ano passado foram registrados 809.

Conforme a delegada adjunta da Deam, Marília de Brito Martins, a violência sempre existiu, porém tem ficado mais evidente por conta das leis que protegem a mulher. “Antes a mulher apanhava e continuava em casa, agora a Lei Maria da Penha tem fortalecido a mulher”, explicou.

O crescimento de homicídios é preocupante, de acordo com a delegada, por que “destrói famílias e devem ser tratados com gravidade”. A maioria dos assassinatos são causados por namorados, maridos, companheiros, ou seja, alguém que tenha uma ligação afetiva com a vítima.

“Geralmente a pessoa não aceita a separação ou que ela tenha outro relacionamento. Existem indivíduos que ainda não sabem lidar”, revelou a delegada. A independência da mulher também tem sido a causa dos assassinatos, por que “alguns homens tem dificuldade de aceitar”.

A delegada alertou as mulheres sobre a tolerância com a violência. “Tem que denunciar no primeiro momento, não tolerar os atos de violência. Procurar uma delegacia e demonstrar que não será mais agredida”, reforçou Marília.

Rosângela foi uma das mulheres que não aceitou denunciar o companheiro, que agora é investigado pela morte da esposa. De acordo com a filha, Maria Cristiana Ferreira dos Santos, 28, a mãe já teria afirmado que teria sido agredida por Jorge, o marido, mas não quis se separar ou denunciá-lo.

A filha contou que a mãe foi internada na Santa Casa com fortes dores e sofrendo convulsões. Rosângela alegou que os machucados teriam sido causados por uma queda, mas o médico plantonista suspeitou que o ferimento causado em sua cabeça seria por espancamento, sendo que não havia corte ou ralado na região.

Nos siga no Google Notícias