A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

14/07/2015 12:07

Número de mortes no trânsito da Capital cai 45% no primeiro semestre

Flávia Lima
Fiscalização intensiva ajuda a coibir infrações. (Foto:Divulgação)Fiscalização intensiva ajuda a coibir infrações. (Foto:Divulgação)

Dados do placar da vida apontam redução de 45% no número de mortes em decorrência de acidentes de trânsito no primeiro semestre de 2015. Conforme o levantamento, no primeiro semestre de 2014 foram computadas 74 mortes enquanto que de janeiro a julho de deste ano, foram registradas 40 mortes até o dia 13 deste mês.

Os motociclistas continuam sendo as principais vítimas, em muitos, casos, devido a imprudência. De janeiro a julho de 2014 foram 45 mortes contra 27 no primeiro semestre de 2015.
Outro dado que chamou a atenção do GGIT (Grupo de Análise de Acidentes do Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito) foi a redução de 43% no número de óbitos no trimestre, em relação aos três primeiros meses do ano passado.

Foram registrados 30 óbitos nos três primeiros meses do ano passado, contra 17 em 2015. Este é o menor índice desde a criação do GGIT, em 2010.

O levantamento considerou as mortes ocorridas no local do acidente e as que aconteceram em um período de até 30 dias após o acidente. “Estas orientações são da Organização Mundial de Saúde (MS), para que haja padronização na contagem das vítimas”, explicou a diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Elizabeth Felix.

As estatísticas revelam que no primeiro trimestre de 2014 foram registrados 21 óbitos de motociclistas, três de pedestres, cinco de ciclistas e um de passageiro. Já neste primeiro trimestre de 2015 foram 12 mortes de motociclistas, dois de pedestres, um de ciclista e dois de condutores.

Para Elizabeth Félix, a queda nos índices são um reflexo das ações e campanhas educativas realizadas pelo GGIT, em parceria com o Detran e polícias de trânsito, que vem intensificando as blitze e orientações aos condutores na Capital. 

Apenas em uma blitz realizada no último domingo, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e BPTran (Batalhão da Policia Militar de Policiamento de Trânsito), flagraram cinco motoristas embriagados, que foram presos. A operação também contabilizou 102 notificações de trânsito. A ação foi realizada em conjunto com a Guarda Municipal e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Realizada na Avenida Gury Marques, a ação ainda vistoriou 3.416 mil veículos.

 



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions