A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

31/10/2012 12:00

O choro de saudade do avô que morreu para defender a neta

Mariana Lopes
(Foto: Minar Júnior)(Foto: Minar Júnior)

As lágrimas da saudade de um pai e avô que sempre zelou a família acompanharam o último adeus a Jaime Rodrigues da Costa, 70 anos, que virou herói quando deu a vida para salvar a neta.

No velório, amigos e parentes dividiam não só a dor da saudade, mas também a revolta por uma morta trágica, envolvendo um senhor que vivia para a família e tinha paixão pelos netos.

Jaime levou 14 facadas quando foi defender a neta de um homem que a abordou durante o trajeto da casa do avô à casa dela. Jaime a olhava de longe e não teve dúvidas em reagir ao perceber que a menina podia ser vítima de estupro. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu ontem, na Santa Casa.

“O que ele mais temia, aconteceu”, disse Vagner Rodrigues da Costa, 41 anos, filho de Jaime, se referindo ao cuidado do avô e à violência que o preocupava muito. “A criminalidade não está só no bairro, mas sim na cidade toda”, comenta.

No coração, a dor divide espaço com a revolta. “O cara tem que pagar pelo o que fez, mas agora está nas mãos da Justiça e de Deus, nós não temos força, não temos dinheiro, não temos o que fazer”, enfatiza Vagner.

Sentimento partilhado também pelo vizinho de Jaime. “Ele foi mais uma vítima da violência. O bairro precisa de mais policiamento, lá é uma boca-de-fumo ao lado da outra, e o crime é conseqüência da droga”, pondera João Crisostomo Ferreira, de 56 anos.

 

(Foto: Minamar Júnior)(Foto: Minamar Júnior)

Na lembrança do vizinho e amigo de mais de 20 anos, ficou o bom exemplo deixado por Jaime. “Ele era uma excelente pessoa, que todo mundo gostava, dedicado à família, eu o admirava muito”, ressalta João.

O pároco da igreja onde Jaime participava com a família, Jocerlei José Tavares, chamou a atenção para a raiz do problema. “Não temos que olhar para o caso isolado, mas sim para o problema social, que é o que acaba gerando os crimes”, expõe o padre.

Assim como os amigos e parentes, ele também acredita na Justiça e espera que o autor das facadas, Paulo Cássio Esmeralda de Oliveira, 34 anos, seja punido pelo crime. “Mas ele também é vítima de uma família desestruturada, de problemas sociais, de falta de valores, tudo vem de um problema social muito maior”, pondera o padre.

Antes do caixão ser fechado e o cortejo começar, o padre Jocerlei, que é amigo próximo de toda a família de Jaime, disse algumas breves palavras e deu a benção. Ao som do violão e com um canto ao fundo, familiares e amigos deixaram a emoção aflorar no último adeus ao avô-herói.

Idoso de 70 anos é morto com 14 facadas ao impedir estupro de neta
Jaime Rodrigues da Costa, 70 anos, morreu na madrugada desta terça-feira, depois de dar entrada na Santa Casa de Campo Grande, com 14 facadas. A hist...
Abstenção em concurso da Câmara Municipal da Capital passa dos 30%
O domingo (17) foi de provas para milhares de campo-grandenses, tanto na manhã como no período da tarde, no concurso da Câmara Municipal, que segundo...
Com forte dores, mulher reclama de falta de atendimento em UPA
Mesmo apresentando fortes dores e inchaço na região do estômago, sem conseguir comer a três dias, uma mulher que procurou atendimento na UPA (Unidade...


Meu pai era um homem bom, pai amoroso cuidadoso adorava os netos amava a minha mãe com um amor sem limites.
Nos ensinou o caminho do bem, ir na igreja rezar o terço ele respeitava todas as religiões para ele as pessoas se salvavam pelo amor e caridade, tinha sede de justiça não aceitava coisas erradas.
Estamos arrasados, assim como o papa joão paulo II perdoou seu agressor nós também perdoamos esse homem que precisa conhecer a Deus, oque nós queremos é justiça pena máxima para esse crime hediondo e que essa pessoa possa se arrepender dessa barbárie que ele cometeu contra meu paizinho.
Por favor nos ajude para que esse crime não fique impune, e quanto ao meu pai ele agora goza o paraíso eterno com os anjos de Deus na companhia da virgem Maria a qual ele era devotissimo, papai cuida de nós.
 
Vagner Rodrigues da Costa em 04/11/2012 17:06:39
Rejane, o apelo ao "problema social" não é de origem católica, mas de uma certa ala de teólogos que tendem ao marxismo. Coisa típica de um clero de formação fraca (digo no geral, pois não conheço pessoalmente o padre da matéria para afirmar sobre sua formação), que trocou o ensino da religião pelo ensino do "bem-estar material".
E a crítica que você faz aos "contras" da Igreja Católica desconsidera que justamente com a decadência moral da sociedade é que os índices de criminalidade aumentaram. Surge a "pílula", os casais se sentem desobrigados de cuidar de (muitas) crianças e, quando elas aparecem, os pais, mais focados em seu bel-prazer, fogem do dever de bem educá-las / sustentá-las, daí a aumentar o número de delinquentes (que, antes de tudo, são imorais) é instantâneo. Simples assim.
 
Marcel Ozuna em 01/11/2012 12:02:24
Que Deus de força a esta familia. E que este avo cumpriu com o seu dever ate na hora da morte que Deus o tenha!
 
jorge sandim em 01/11/2012 07:43:08
Que a justiça divina e a do homem seja feita! Lamentável essa tragédia, esse criminoso tem de apodrecer na cadeia.
 
Cristiane Lima em 01/11/2012 07:18:22
andreia siqueira vc não deve estar bem,pois isso acontece porque politico e viciados desses nivel não estão proximos de casas de politicos,pois eles se fecham em seus condominios cheios de segurança,e as vezes não deve saber nem onde fica esse bairro,não podemos pensar q deus existe para dar oportunidade a um monstru,desses,deus tmbm deu ao homen o direito de fazer suas leis e nesse caso,tmbm sou a favor de pena de morte pra esse assasino,se ate jesus teve essa pena e era santo pq uma criatura dessas tem q ter privilégios.
 
renato ribeiro em 01/11/2012 06:41:50
O Brasil deve rever a questão da pena de morte. Pode ser uma opção para casos hediondos.
 
Paulo Caldeira em 01/11/2012 06:24:48
Acho interessante a igreja nos pedir para olhar para o "problema social". Nos EUA ficou comprovado que os índices de criminalidade diminuíram com a lei do aborto. Aqui no Brasil quando fala sobre isso a igreja é a primeira ir contra, bem como nas conversas sobre a importância do controle de natalidade. A verdade é que quando esses assuntos não forem abordados com seriedade vão acontecer cada vez mais casos como esse. Lamentável!!
 
Rejane Marinho em 31/10/2012 23:20:04
AS PESSOAS ESTAO CEGAS! A MIDIA ESTA LEVANDO ELAS PARA ONDE QUEREM,E TAPANDO OS OLHOS PARA ESSE TIPO DE ACONTECIMENTO,SENHORES ACORDEM E VEJA OQUE ESSE MUNDO SE TORNOU,PAREM DE SEGUIR MIDIA E VEJA A REALIDADE..
 
ERICA ABADIA em 31/10/2012 23:06:09
adorei seu comentario Isaac comelli tem razao é bem por ai mesmo,, os traficantes soa presos e soltos, te tudo haver sim , os menores aprontam q sabem q nao vao presos , e nós populcaoa q trabalhamos certos vamos ate onde ate quando pagando nossos impostos certinhos conviver com tanta bandidagem , ta cruel nossa cidade ta cada dia pior, é uma pena sequestro relampago plena luz dia, espero Sr Bernal agora de mais prioridade na seguranca e na Saude,,,
 
Rosilene leonel em 31/10/2012 22:53:07
As vezes eu fico pensando nao podia chegar alguem ali na hora pra ajudar esse senhor,Mas parece que quando chega a hora nao tem jeito msmo.Muito triste que Deus abençoe essa familia.
 
Edivania souza em 31/10/2012 22:39:14
jesus cristo esta voltando,temos vistos tantos sinais,violencias,terremotos,guerras,doenças sem cura,pai se levantando contra mãe se levantando contra filhos. o amor esta acabando é so ligar a tv pela manhã e temos vistos os sinais que a violencia pode alcançar.que deus possa na sua infinita misericordia confortar essa familia.no dia 17/09/2012 eu tambem perdi meu irmão assasinado nesta cidade sei o que é sentir a dor.
 
paulo escobar em 31/10/2012 21:06:10
Triste.... muito triste....me coloco em lugar desta família e posso imaginar tamanha dor, pois há um mês venho carregando em meu coração a dor amarga e muito forte por descobrir um sobrinho quase filho, envolvido em drogas. Sempre que sei de uma situação destas me coloco no lugar da família, e infelizmente, justo por fatores sociais esquecidos por nossos governantes e autoridades constituídas, cada minuto que passa, são mais e mais familias sofrendo a mesma dor. Rogo a DEUS luzes para que estas consciências indolores parem com promessas vãs e até vergonhosas, e passem a ter um pouco mais de temor ao Senhor e pensem mais em servi-Lo, servindo aos irmãos, especialmente os mais carentes. Nosso abraço.
Bênçãos de Deus a todos.
 
laura lacerda ferreira da silva em 31/10/2012 19:26:49
Revolta... Revolta... Revolta...
Ah tia! Pensar na senhora, no conforto e segurança em ter a 44 anos a companhia do esposo por perto, e de repente, chega essa dor tremenda e toma conta da nossa família inteira, provocada por um ser sem Deus, é difícil até comentar!!! Mas vamos nos apoiar um nos outros e tentar caminhar e que DEUS o único faça acontecer a sua justiça, a única que não falha!!
Luto e muita dor!!!
Descanse em paz tio Jaime, grande herói! O céu com certeza esta em festa por recebê-lo!!
 
Adenise Carvalho em 31/10/2012 19:25:00
Que Deus esteja com essa família para dar conforto e paz... Minhas orações serão direcionadas a família do seu Jaime Rodrigues. Que Deus ilumine seu caminho , para que ele chegue ao céu e descance ao lado do pai.
"Crer que o eterno neste tempo já se faz
E a vida humana neste altar é muito mais
Nele antecipa-se à chegada
De quem nunca se ausentou
Pois a saudade é uma forma de ficar"
Pe. Fábio de Melo
 
Simone Jacob Carvalho em 31/10/2012 17:33:14
Oi Sra.Andreia, lendo seu comentario,notei muita indignizacao por ti e com certeza de outros mais ,eu ja fiz muitos comentarios sobre estas noticias que acontecem.o senhor padre opinou da desestruturacao das familhas e uma das causas, mas o principal de tudo isso chama se droga!!! nao tem pai e mae que controla isso... O governo e os politicos , nao estao nem ai e perderam a batalha para a mesmas . leis muito brandas, que o sujeito comete o crime, porque sabe que nao vai acontecer nada,e mais a maioria das autoridades,sabe que a policia prende e a lei solta!!! outros fazem olho grosso !!!, diz e a vida!!! e nao para por ai nao! vamos ver coisa muito piores ....!!! porque nada fazem!, e os policos nao estao nem ai para reformular o codigo judicial ,que o povo reclama.
 
isaac comelli em 31/10/2012 17:13:45
Pena de morte não Andréia Garcia, vamos agir e exigir dos governantes, que eles monte centro de recuperação humano para essas pessoas, Jesus veio para os pobres e pecadores, nós que já sabemos disse temos que ajudar salvar esse irmão pecador... padre Jocerlei disse tudo o problema esta na raiz.
 
Andréia Siqueira em 31/10/2012 16:08:16
Muito triste... Minhas orações estarão intencionadas ao conforto do coração de todos os membros dessa família!!! Minha querida aluna Juliane, neta da vitima sofre hoje a violência que tantas vezes foi tema de debates em sala de aula.... A dor de ver a família inconsolada me faz pensar... em que mundo vivemos meu Deus? O que nossa sociedade pode fazer para mudar esta triste realidade?
 
Noeli Strada em 31/10/2012 15:08:57
Chega! Basta! Até quando assistiremos tragédias como essa acontecendo? Pena de morte já!!!!
 
Andreia Garcia Leite em 31/10/2012 14:20:36
Estava lendo esta reportagem, e ao fim dela observei que não tinha nenhum comentário, nenhum compartilhamento no "Facebook" e fiquei ainda mais indignada, pois vejo compartilhamentos, comentários tão inuteis e tão sem fundamento por outras coisas, que acredito que é por isso que ainda lemos reportagens desse conteúdo, porque as pessoas pouco se importam com o próximo e pouco fazem para que isso mude. São piadinhas postadas contra políticos que perderam, com o calor que faz em nossa cidade, enfim, eu posto isso, mais também me preocupo com a impunidade destes marginais, e descordando do Senhor Padre, sem ofender claro, a criação é sim uma base, mais a dignidade, honestidade e bom caracter, nós mesmos impomos a sociedade e nós mesmos. O fato de ter uma família desestruturada, não justifica:(