ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Capital

OAB cobra juiz titular para Vara “dona” da Lama Asfáltica e leilões milionários

Posto está vago desde 6 de outubro, quando o juiz Odilon de Oliveira se aposentou para disputar as Eleições 2018

Aline dos Santos | 28/10/2017 09:23
"Não podemos deixar uma Vara dessa importância com juiz substituto, que não seja o titular", diz Karmouche. (Foto: Marcos Ermínio)
"Não podemos deixar uma Vara dessa importância com juiz substituto, que não seja o titular", diz Karmouche. (Foto: Marcos Ermínio)

O TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) recebeu cobrança da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) para que defina o magistrado titular da 3ª Vara Federal de Campo Grande, especializada em crime de lavagem de dinheiro, ocultação de bens e valores e crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

O posto está vago desde 6 de outubro, quando o juiz federal Odilon de Oliveira se aposentou para disputar as Eleições 2018.

A 3ª Vara tem projeção pelo confisco milionário de bens de traficantes e é “dona” das ações da Lama Asfáltica, operação da PF (Polícia Federal), que apura desvio de R$ 150 milhões articulados entre empresários e a ex-gestão estadual.

Segundo o presidente da OAB, Mansour Elias Karmouche, o requerimento faz parte também de um pedido efetuado pelo Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral.

“Não podemos deixar uma Vara dessa importância com juiz substituto, que não seja o titular. Tem muitas investigações, processos em trâmite, precisa de finalização, um juiz exclusivo. Como tem o Sérgio Moro na Vara de Curitiba, o Marcelo Bretas no Rio de Janeiro. O juiz substituto vai atender aqueles pedidos mais emergenciais, mas precisa de um que fique em definitivo”, afirma Karmouche.

Fora Odilon, já aposentado, o outro juiz lotado na 3ª Vara é Fábio Luparelli Magajewski, que participa de curso de formação até 7 de janeiro. Até lá, as decisões serão de um juiz substituto. 

No começo do mês, a assessoria de imprensa do TRF3 informou ao Campo Grande News que a 3ª Vara ficará vaga até que seja preenchida por concurso de remoção interna de juízes federais. Para a PF, a situação não paralisa, mas interfere no andamento da operação.

“Interfere, não vou negar. Noventa dias sem juiz é uma situação que atrapalha um pouco”, afirmou o delegado e diretor do Centro de Inteligência da PF, Guilherme Guimarães Farias, na última segunda-feira (dia 23).

Nos siga no Google Notícias