ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

OAB entrega carteirinhas para novos advogados em cerimônia na próxima 2ª

Jeozadaque Garcia | 28/01/2012 22:11

A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) realiza na próxima segunda-feira (30), em Campo Grande, a cerimônia de entrega das carteirinhas para os novos advogados aprovados no último exame da ordem. A solenidade acontece na sede da entidade, às 9h.

Entre os novos advogados está o indígena Luiz Henrique Eloy, que pretende advogar pelas causas indígenas. Durante a graduação, ele participou do projeto Rede de Saberes, que desenvolve ações de apoio para os indígenas de quatro universidades de Mato Grosso do Sul.

“É sabida a constante violação de direitos humanos que os povos indígenas vêm sofrendo constantemente e a total falta de assessoria jurídica a essas comunidades. Portanto, como advogado, pretendo ser um agente social transformador que atua diretamente voltado para meu povo”, disse Luiz, em entrevista ao site do projeto.

Luiz conta ainda que a questão indígena não é um tema muito valorizado na academia. O advogado acredita que o curso deveria ter uma disciplina específica para essa temática.

“Eu acredito que no caso de MS deveria ser uma disciplina obrigatória, simplesmente por ser a questão indígena tão presente no cotidiano da população. E nos demais estados, como disciplina optativa, proporcionando aos futuros operadores de direito uma oportunidade de conhecer mais esse ramo tão importante do direito”, argumentou.

Luiz explica que “direito indígena é o direito próprio da comunidade indígena, ou seja, a resolução de conflitos segundo o costume de cada povo. Já o direito indigenista é o conjunto de leis e normas que dizem respeito às questões indígenas”.

Nos siga no Google Notícias