A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 10 de Dezembro de 2017

29/04/2013 21:29

OAB/MS orienta trabalhadores domésticos amanhã na Praça Ary Coelho

Helton Verão

Nesta terça-feira (30) a Comissão dos Advogados Trabalhistas (CAT) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), fará uma orientação aos trabalhadores domésticos em Campo Grande (MS) sobre as novas regras trabalhistas para a classe. A ação acontece a partir das 8h na Praça Ary Coelho e faz parte da programação da Semana do Trabalho, realizada pela Escola Superior de Advocacia (ESA/MS) em parceria com a OAB/MS.

Algumas das orientações são baseadas na cartilha do Trabalhador Doméstico, que o Ministro do Trabalho e Emprego lançou na semana passada (23), com perguntas e respostas mais frequentes sobre as novas regras após a aprovação da emenda 72 que regulamenta a profissão. “Foi uma ótima iniciativa do Ministério do Trabalho em publicar esta cartilha. Assim torna-se público e de forma clara os direitos estendidos às domésticas, que têm instrução para requerer o que lhe foi garantido pelo legislador”, destaca o presidente da CAT, Mário Cezar Domingos.

Continuando a programação, no dia 2 de maio, às 18h, será realizado um curso com o tema “Novidades sobre o trabalho doméstico: a emenda constitucional” que acontece à sede da ESA/MS. A entrada é gratuita e terá certificado para os participantes. Na sexta-feira, dia 3 de maio, às 19h, também com entrada livre, acontece na sede da escola o Cine ESA com a apresentação do filme "A Criada".

Encerrando as atividades, no sábado (4) será realizado o “Café Jurídico” com a mesa-redonda que abordará o “Direito e Trabalho – A nova lei das domésticas”. O evento acontece a partir das 8h30, no Plenário da OAB/MS, localizado na Av. Mato Grosso, 4.700, em Campo Grande.

Durante discussão, adolescente de 17 anos é esfaqueado pelo amigo
Um jovem de 17 anos foi levado em estado grave para a Santa Casa após ser esfaqueado na noite deste sábado, na frente da casa em que mora no Bairro G...
Após furtar obra, ladrão é capturado por moradores e ferido a tiros
Marcio Estacio Duarte Teixeira, de 31 anos, foi socorrido a Santa Casa de Campo Grande após ser atingido por dois tiros na madrugada deste domingo (1...


Fui admitida como domestica em 02de julho de 2012, fui demitida sem justa causa em 23 agosto de 2013.
Duvidas:
1- Com a entrada em vigor da lei das domesticas em abril de 2013 é o empregador obrigado a depositar o FGTS retroativo a data de minha admissão?
2-tenho direito ao auxilio desemprego?
3- A homologação do contrato por ter mais de um ano deve ser feita sob supervisão de sindicato ou do Ministério do Trabalho?
4- Se houver desacordo de valores ou tempo de serviço feitos pelo contador do empregador a quem devo recorrer? Visto que não gozei férias neste período e minha Carteira Profissional se encontra na Mão do empregador por todo esse tempo e nunca recebi contracheque apenas assinei recibos de recebimento de pagamento que ficaram de posse do empregador.
 
rosangela couto de avilez em 01/09/2013 14:13:00
Que orientem também os empregados que se não tomarem cuidado vão acabar sem emprego. Lembrem-se que a maioria dos patrões na verdade são patroas, muitas vezes da mesma classe social das empregadas.
 
Gustavo Ribeiro em 29/04/2013 22:53:51
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions