A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

17/01/2012 14:36

Obras na Ernesto Geisel estarão concluídas em até 120 dias, diz Prefeitura

Viviane Oliveira

Será refeita a galeria de drenagem e reforçadas as paredes de concreto do canal, no trecho entre o antigo pontilhão da Rede Ferroviária Federal e a rua Eça de Queiroz

Na última sexta houve um novo desmoronamento na margem do córrego Segredo no sentido bairro-centro a partir da Euler de Azevedo. (Foto: Simão Nogueira)Na última sexta houve um novo desmoronamento na margem do córrego Segredo no sentido bairro-centro a partir da Euler de Azevedo. (Foto: Simão Nogueira)
De acordo com a Prefeitura, será refeita a galeria de drenagem e reforçadas as paredes de concreto do canal. (Foto: Simão Nogueira)De acordo com a Prefeitura, será refeita a galeria de drenagem e reforçadas as paredes de concreto do canal. (Foto: Simão Nogueira)

A Prefeitura espera concluir em até 120 dias as obras de reconstrução das paredes de concreto e de rede de drenagem que acompanha as margens do Córrego Segredo, na região da Ernesto Geisel, onde na última sexta-feira (13) houve um novo desmoronamento.

Foi aberto um desvio para quem vem da Euler de Azevedo. Na outra margem, apenas uma pista de rolamento está interditada. Ainda na sexta-feira, de forma emergencial, foi erguida uma barreira de pedras para evitar que o desmoronamento avançasse.

De acordo com a Prefeitura, será refeita a galeria de drenagem e reforçadas as paredes de concreto do canal, no trecho entre o antigo pontilhão da Rede Ferroviária Federal e a rua Eça de Queiroz.

Conforme o secretário de Infraestrutura, Transporte e Habitação, João Antônio De Marco, estas paredes foram construídas há mais 20 anos, dimensionadas quando a cidade tinha menos de 500 mil habitantes.

O nível de impermeabilização do solo era bem menor (havia menos casas, menos ruas pavimentadas) e, principalmente, as cabeceiras do córrego estavam mais protegidas porque o processo de urbanização nestas regiões praticamente não tinha começado.

“O volume de água que desce aumentou bastante, agravado pelo processo de assoreamento que traz para o leito do córrego muitos sedimentos. A obra que será feita para controlar a erosão no Nova Lima, com a construção de cinco caixas de contenção, é uma medida que vai contribuir para reduzir o impacto das chuvas sobre o canal”, afirma De Marco.

De Marco deixa claro que a solução para o problema dependerá de ações permanentes por parte do poder público, especialmente o atendimento das obras previstas no plano diretor de drenagem, além do cumprimento da legislação urbanística que determina a manutenção de no mínimo 12% de permeabilidade do solo.

“Com a abertura da via que margeia o Segredo até a avenida Assaf Trad, perto do novo shopping, a tendência é acelerar o processo de ocupação dos bairros no entorno, que precisarão receber obras de drenagem e pavimentação, para não agravar ainda a situação atual”, reforçou.



Meu caro João, no Brasil infelizmente tudo é assim, espera se o problema tomar proporções gigantescas pra depois tomar providência, isso significa aumento de gastos e impostos.
Resumindo falta de competência.
 
Oswaldo Benites em 18/01/2012 09:10:59
pergunto o porque que os responsáveis deixaram para iniciar a obra após o inicio das chuvas, uma vez passando sempre por ali, já havia mostras de que o canal estava desmoronando. Sr secretario de obra e prefeito: vamos fazer obras de prevenção, caso contrário os investimentos terão que ser muito mais vultosos. obrigado.
 
joão claudio munareto em 17/01/2012 07:57:38
Duvido, não uma obra que a prefeitura cumpre o prazo... hehehehe, sempre atrasa.
 
Carlos Rodrigues em 17/01/2012 07:53:53
É uma palhaçada isso, deixa a coisa piorar, fica abandonado por 2 anos e, agora vem dizer que em 120 dias a obra estará pronta. Quanto descaso com o dinheiro público mesmo. Como é ano de eleição, querem resolver todos os problemas da cidade agora, por que não resolverem nos 3 anos anteriores? Eleitores pensem bem, esse ano tem eleição. Vamos dar um basta, vamos limpar nosso Estado.
 
Eduardo Silva em 17/01/2012 06:22:45
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions