ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Obras na Ernesto Geisel estarão concluídas em até 120 dias, diz Prefeitura

Viviane Oliveira | 17/01/2012 14:36

Será refeita a galeria de drenagem e reforçadas as paredes de concreto do canal, no trecho entre o antigo pontilhão da Rede Ferroviária Federal e a rua Eça de Queiroz

Na última sexta houve um novo desmoronamento na margem do córrego Segredo no sentido bairro-centro a partir da Euler de Azevedo. (Foto: Simão Nogueira)
Na última sexta houve um novo desmoronamento na margem do córrego Segredo no sentido bairro-centro a partir da Euler de Azevedo. (Foto: Simão Nogueira)
De acordo com a Prefeitura, será refeita a galeria de drenagem e reforçadas as paredes de concreto do canal. (Foto: Simão Nogueira)
De acordo com a Prefeitura, será refeita a galeria de drenagem e reforçadas as paredes de concreto do canal. (Foto: Simão Nogueira)

A Prefeitura espera concluir em até 120 dias as obras de reconstrução das paredes de concreto e de rede de drenagem que acompanha as margens do Córrego Segredo, na região da Ernesto Geisel, onde na última sexta-feira (13) houve um novo desmoronamento.

Foi aberto um desvio para quem vem da Euler de Azevedo. Na outra margem, apenas uma pista de rolamento está interditada. Ainda na sexta-feira, de forma emergencial, foi erguida uma barreira de pedras para evitar que o desmoronamento avançasse.

De acordo com a Prefeitura, será refeita a galeria de drenagem e reforçadas as paredes de concreto do canal, no trecho entre o antigo pontilhão da Rede Ferroviária Federal e a rua Eça de Queiroz.

Conforme o secretário de Infraestrutura, Transporte e Habitação, João Antônio De Marco, estas paredes foram construídas há mais 20 anos, dimensionadas quando a cidade tinha menos de 500 mil habitantes.

O nível de impermeabilização do solo era bem menor (havia menos casas, menos ruas pavimentadas) e, principalmente, as cabeceiras do córrego estavam mais protegidas porque o processo de urbanização nestas regiões praticamente não tinha começado.

“O volume de água que desce aumentou bastante, agravado pelo processo de assoreamento que traz para o leito do córrego muitos sedimentos. A obra que será feita para controlar a erosão no Nova Lima, com a construção de cinco caixas de contenção, é uma medida que vai contribuir para reduzir o impacto das chuvas sobre o canal”, afirma De Marco.

De Marco deixa claro que a solução para o problema dependerá de ações permanentes por parte do poder público, especialmente o atendimento das obras previstas no plano diretor de drenagem, além do cumprimento da legislação urbanística que determina a manutenção de no mínimo 12% de permeabilidade do solo.

“Com a abertura da via que margeia o Segredo até a avenida Assaf Trad, perto do novo shopping, a tendência é acelerar o processo de ocupação dos bairros no entorno, que precisarão receber obras de drenagem e pavimentação, para não agravar ainda a situação atual”, reforçou.

Nos siga no Google Notícias