ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Obras na Marquês de Lavradio vão além de tapa-buracos, garante prefeitura

Christiane Reis | 17/09/2016 09:45
Equipes ao longo da Marquês de Lavradio na tarde desta sexta-feira. (Foto: Fernando Antunes)
Equipes ao longo da Marquês de Lavradio na tarde desta sexta-feira. (Foto: Fernando Antunes)

Quem não entende de engenharia já pensa que se trata de uma operação tapa-buracos, como as que se vê frequentemente pelas ruas de Campo Grande. Mas o trabalho em andamento na Rua Marquês de Lavradio marca o início da requalificação asfáltica a ser realizada ao longo da via, o que vai envolver, inclusive, nova sinalização. A a prefeitura ainda não deu detalhes sobre o projeto.

Por enquanto, o que se vê são máquinas e equipes com pelo menos 15 trabalhadores ao longo da rua. De forma simples, um deles explica o que faz por ali. “Não é tapa-buraco. É que antes de entrarmos com a capa asfáltica precisamos corrigir a pista, tirar fissura, caroços e borrachudos”, explicou um dos trabalhadores que preferiu não se identificar. Ele estima que na próxima terça-feira (27) já seja possível entrar com o recapeamento, isso, se não chover.

Os termos usados pelo trabalhador significam eliminar da via os defeitos para que o recapeamento seja mais eficiente. As fissuras são os arranhões no asfalto que fazem o carro trepidar quando passa, por borrachudo se entende o buraco que surge quando há umidade em uma das camadas e o chamado caroço ocorre quando já foi feito o tapa-buraco e houve alguma intercorrência que formou espécies de caroços ao longo da rua.

Segundo o professor de infraestrutura e transporte da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), David Alex Soares, cada situação precisa ser bem avaliada tecnicamente, e quando as chamadas camadas, ou buracos, têm profundidade superior a 30 centímetros é necessário fazer o preenchimento para depois entrar com a capa asfáltica. “É importante dizer que cada buraco deve ter um tratamento específico e se a área de defeitos superar 15% do total da via o indicado seria reconstrução na totalidade”, disse.

A reconstrução é como se começasse tudo de novo, pois envolve todas as camadas, desde o subleito, sub-base e base e revestimento, ao passo que o recapeamento é a substituição de revestimento asfáltico.

Requalificação - Segundo a prefeitura, o trabalho iniciado na Marquês de Lavradio é parte da requalificação viária que vai ocorrer no local, isso envolve toda a reestruturação da via. O trabalho na Marques de Lavradio está sendo executado pela Selco, que venceu a licitação de R$ 691.403,32, em agosto deste ano.

Segundo a prefeitura, serão reestruturados 12.500 metros quadrados de área requalificada e 1.500 metros de vias, com adequação de nova sinalização e utilização de aproximadamente 1.000 toneladas de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado Quente).

Nos siga no Google Notícias