ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Olarte confirma estudo para Sírio Libanês virar "Hospital da Criança"

Bruno Chaves | 25/05/2014 12:15
Prefeito confirmou negociação com Sírio Libanês e governador disse que é preciso mais médicos e não novos espaços (Foto: Cleber Gellio)
Prefeito confirmou negociação com Sírio Libanês e governador disse que é preciso mais médicos e não novos espaços (Foto: Cleber Gellio)

Em evento cultural e esportivo da comunidade japonesa de Campo Grande, realizado neste domingo (25), o prefeito Gilmar Olarte (PP) confirmou que estuda a possibilidade de arrendar o Hospital Sírio Libanês, na Avenida Afonso Pena, para centralizar o atendimento médico pediátrico de emergência da Capital, conforme adiantou o Campo Grande News no sábado (24).

“Não existe nada definido. É um estudo. Para você levantar um movimento como esse, tem que ter a definição de como vai manter e de onde sairão os recursos”, revelou Olarte. Esta seria a grande novidade que o chefe do Executivo Municipal colocaria em prática para solucionar o déficit de pediatras na rede pública de Campo Grande.

Ontem, o secretário municipal de Saúde, Jamal Salem, havia conformado a negociação, mas destacou que o município busca o aval do Ministério da Saúde. O objetivo é elevar o teto do SUS para a Capital, para custear o aluguel pelo prédio e pelo atendimento.

Caso concretizado, o projeto do “Hospital da Criança Público” vai centralizar o atendimento infantil e será de fácil acesso, já que as principais linhas de ônibus passam a uma distância de 50 a 200 metros do Sírio Libanês.

Os cerca de 140 pediatras, que se revezam em plantões nos seis centros regionais de saúde e nas três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), só vão atender na central, o que evitará desfalque na escala de plantão.

Opinião divergente – O governador André Puccinelli (PMDB), que também estava no evento da comunidade japonesa, o 29º Undokai, mostrou ter opinião divergente com relação aos investimentos que a Prefeitura de Campo Grande pretende realizar na área de pediatria.

Para Puccinelli, “o problema não é de espaço, mas de quantitativo”. “A especialidade pediátrica é que a menos tem proporcionalidade para população”, ou seja, o governado explicou que a cidade não precisa abrir novos espaços, mas ter mais profissionais na área.

Nos siga no Google Notícias