A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

06/04/2014 13:07

Olarte irá receber comitiva do Congo para discutir projetos sobre DST/Aids

Leonardo Rocha
Prefeito recepciona comitiva do Congo para mostrar projeto sobre DST/Aids realizados na Capital (Foto: Arquivo)Prefeito recepciona comitiva do Congo para mostrar projeto sobre DST/Aids realizados na Capital (Foto: Arquivo)

O prefeito Gilmar Olarte (PP) irá receber amanhã (07), a partir das 17h, uma comitiva internacional do Congo, para discutir projetos relacionados à DST/Aids. Campo Grande é uma das quatro capitais do Brasil, que tem referência neste tratamento e prevenção . O evento irá acontecer no gabinete da Esplanada Ferroviária, com a presença do secretário de saúde, Jamal Salém.

De acordo com a prefeitura, o Ministério da Saúde reconheceu os projetos da Capital como referência internacional. Entre eles se destaca os programas de saúde e prevenção nas escolas, consultório na rua, que tem ações de prevenção, além de entidades e atividades que  tratam deste assunto e de outros temas, como gravidez indesejada e uso de álcool.

Nestes projetos o enfoque é atender as crianças e famílias na orientação sobre DST/Aids, além de outras doenças sexualmente transmissíveis.

O projeto de saúde e prevenção nas escolas quer contribuir com a formação integral dos alunos, tendo sintonia nas áreas de saúde com educação. O objetivo é reduzir o número de pessoas com infecção pela HIV/Aids, além de gravidez indesejada.

Já o "Consultório na Rua" foi idealizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), para estender à saúde da população em situação de rua, também contribuindo para inclusão social, em ação articulada entre saúde e assistência social. Uma equipe multiprofissional está cuidando deste setor.

A Capital também conta com a Afrangel (Associação Franciscanas Angelinas) hoje acolhem 50 crianças que são portadoras de HIV/Aids e ainda presta um serviço essencial no fortalecimento e apoio a 115 famílias que precisam lidar e se orientar do contato com o vírus.

Atividades – De acordo com a prefeitura, além destes projetos, existem atividades desenvolvidas, neste setor, em parceria com as UBS (Unidade Básica de Saúde), UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família), além dos Caps (Centros de Atenção Psicossocial), das unidades de 24 horas e entidades que compõe o Suas (Sistema Único de Assistência Social).

Promotoria e prefeitura firmam acordo para recuperar área de preservação
Foi celebrado entre o MPE (Ministério Público Estadual) e a prefeitura de Campo Grande acordo para recomposição da vegetação nativa da área de preser...
Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...
Vice-governadora visita projeto em que detentos reformam escolas
O projeto "Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade", desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual, foi conhecido e elogiado na sexta-feira (...
Crianças do Vespasiano Martins recebem Papai Noel e ganham presentes
As crianças do loteamento Vespasiano Martins, na periferia de Campo Grande, receberam a visita especial do Papai Noel neste sábado (16). Foram distri...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions