ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Operação com aviões de guerra para combater tráfico começa nesta sexta

Operação deve prosseguir até o fim do ano e envolve o uso de aeronaves de combate e de reconhecimento, além de uma rede de radares posicionados na fronteira

Luana Rodrigues | 22/03/2017 15:15
Helicóptero de combate AH-2 Sabre, que será usado em operação. (Foto: Divulgação/FAB)
Helicóptero de combate AH-2 Sabre, que será usado em operação. (Foto: Divulgação/FAB)

Começa nesta sexta-feira (24) uma operação da FAB (Força Aérea Brasileira) que irá usar aeronaves de guerra para coibir voos irregulares ligados a crimes como o narcotráfico. A Operação Ostium, como foi batizada, atuará no Estado, principalmente nas cidades de Dourados e Corumbá – distante 233km e 419km de Campo Grande, respectivamente.

Segundo a FAB, a operação deve prosseguir até o fim do ano e envolve o uso de aeronaves de combate e de reconhecimento, além de uma rede de radares posicionados na fronteira. O número de aviões e agentes envolvidos não é divulgado, por questões de segurança, conforme a Força Aérea.

As ações serão coordenadas a partir do Comae (Comando de Operações Aeroespaciais), localizado em Brasília (DF), e fazem parte do PPIF(Programa de Proteção Integrada de Fronteiras), desenvolvido pelo Ministério da Defesa.

Nesta sexta-feira (24), uma aeronave da FAB será utilizada para deslocar profissionais de imprensa de Campo Grande para Dourados, onde irão acompanhar a operação de helicópteros de combate AH-2 Sabre e H-60 Black Hawk, caças A-29 Super Tucano e drones.

Estarão à disposição só em Mato Grosso do Sul aeronaves como o helicóptero ‘falcão negro’, famoso pela atuação em territórios de guerra, além de novos caças recentemente comprados pela União.

Além das cidades sul-mato-grossenses, locais como Chapecó (SC) e Cascavel e Foz do Iguaçu (PR) também receberão reforço na vigilância aérea.

Em nota, a FAB informou que o serviço de alerta da área de fronteira permanecerá ativado 24 horas e que a atuação será imediata caso os radares da defesa aérea do País localizados nessas cidades sejam ativados. Caso haja necessidade, as aeronaves estão autorizadas a abater os suspeitos em áreas não populosas.

Nos siga no Google Notícias