ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Operação da Prefeitura aperta cerco contra “afrouxamento” em supermercados

“Esses estabelecimentos já tiveram mais de 15 dias para se adequarem”, disse o prefeito Marquinhos Trad (PSD)

Izabela Sanchez e Clayton Neves | 09/04/2020 10:18
Cercado de fiscais antes da operação, Marquinhos pediu paciência e orientação antes de multa (Foto: Marcos Maluf)
Cercado de fiscais antes da operação, Marquinhos pediu paciência e orientação antes de multa (Foto: Marcos Maluf)

Nova operação da Prefeitura para fiscalizar as novas regras de funcionamento do comércio e serviços acontece na manhã desta quinta-feira (9), véspera de feriado em Campo Grande. Com foco nos segmentos que voltaram a funcionar hoje, o objetivo também é apertar o cerco contra o afrouxamento das regras em supermercados, conforme disse o prefeito Marquinhos Trad (PSD).

A operação é coordenada pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e vai colocar 110 fiscais da secretaria e 60 guardas municipais nas ruas, entre outros agentes, em busca, também, de reforço na orientação aos proprietários, funcionários e clientes. Antes de saírem às 7 regiões de Campo Grande, reuniram-se na Esplanada Ferroviária, no centro da cidade.

“Supermercado tem que cumprir exatamente o que foi determinado ou podem chamar seus superiores para que tomem as medidas legais. Esses estabelecimentos já tiveram mais de 15 dias para se adequarem. É tempo suficiente para cumprir o que combinaram. Estão fazendo um afrouxamento das normas por conta própria”, disse Marquinhos aos fiscais.

Prefeito também realizou oração com os fiscais antes de irem às ruas da cidade (Foto: Marcos Maluf)
Prefeito também realizou oração com os fiscais antes de irem às ruas da cidade (Foto: Marcos Maluf)

Ao citar o cumprimento das medidas recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) o prefeito destacou que os números do contágio do novo coronavírus “têm mostrado estabilidade”. “Graças a Deus alcançamos uma certa estabilidade. Eles [supermercados] estão apostando nos números que mostram estabilidade e na ausência de fiscalização da Prefeitura, mas eles vão ter uma surpresa muito grande”, comentou.

A volta do camelódromo e dos salões de beleza nesta quinta, conforme o prefeito, também implica a necessidade de orientar antes de tomar qualquer medida, além do diálogo em momento em que “os nervos estão a flor da pele”.

“Como estão abrindo agora, orientem antes de aplicar sanções. Tomem cuidado, saibam conversar, estão todos à flor da pele. A gente quer ajudar e estão nos vendo como atrapalho. Eles não sabem o que estão fazendo, se soubessem ficariam com as portas fechadas”, afirmou o prefeito.

Parte do grupo que vai às ruas fiscalizar o comércio nesta quinta (Foto: Marcos Maluf)
Parte do grupo que vai às ruas fiscalizar o comércio nesta quinta (Foto: Marcos Maluf)

Transporte coletivo – Marquinhos também orientou que os fiscais observem os ônibus por onde passarem e que estão autorizados a pedirem que o motorista estacione o veículo onde passageiros estiverem em pé.

Nesta manhã o Campo Grande News acompanhou o movimento nos terminais, e nos ônibus, a reportagem observou cumprimento da regra imposta. O fluxo de passageiros é fiscalizado por equipes do Consórcio Guaicurus e guardas municipais. No entanto, segue o tumulto nas plataformas, onde as pessoas não mantêm a distância mínima.

Nos siga no Google Notícias