ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Operação enquadra dono de ótica por exercício ilegal da medicina

Proprietário de ótica é técnico em optometria e realizava exames de vista sem cobrar nada

Guilherme Henri e Anahi Gurgel | 17/11/2017 16:00
Superintendente do Procon Marcelo Salomão durante operação (Foto: André Bittar)
Superintendente do Procon Marcelo Salomão durante operação (Foto: André Bittar)

Operação desencadeada pelo Procon na tarde desta sexta-feira (17) autuou um técnico em optometria por exercício ilegal da profissão. Ele é proprietário da Ótica Rolux localizada na rua Candido Mariano, no centro de Campo Grande e além de realizar exame de vista também não cobrava pelas “consultas”.

A ação que mira também outras óticas da Capital teve início depois que uma cliente registrou queixa sobre a situação ontem (16) na polícia. Além do Procon, a fiscalização contou com a presença da Vigilância Sanitária e membro do Conselho de Regional de Medicina.

Aparelho ceratometro apreendido na operação (Foto: Divulgação/ Procon)
Aparelho ceratometro apreendido na operação (Foto: Divulgação/ Procon)

De acordo com o superintendente do Procon do Estado, Marcelo Salomão, o que chamou a atenção na operação foi que na entrada da ótica estava fixado um cartaz oferecendo a “consulta”.

Na fiscalização ficou constatado que o técnico realizava o exame, pois foi encontrado em uma sala o ceratometro, aparelho usado por oftalmologistas para realizar exames de vista e também uma caixa com provas de lentes.

Aparelho e caixa foram apreendidos e a ótica foi autuada. Segundo Marcelo, a multa varia entre R$ 5 mil e R$ 50 mil. “O alerta é para população que pode colocar a saúde em risco ao se submeter a este tipo de exame com um profissional que não seja um oftalmologista”, alerta.

Ainda segundo o superintendente mais três óticas também devem receber a fiscalização, no entanto, os endereços não foram divulgados para que a ação não seja prejudicada.

Ótica - Os responsáveis pela ótica se recusaram a falar com a imprensa.

Serviço – Denúncias como esta podem ser feitas pela população pelo número 151 ou pelo site do Procon, que é o procon.ms.gov.br.

Nos siga no Google Notícias