ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Órgão municipal sem chefe pode assumir função da Itel na prefeitura

Ricardo Campos Jr. | 18/09/2015 17:57
Bernal corre contra o tempo para definir quem assume trabalho da Itel (Foto: Marcos Erminio)
Bernal corre contra o tempo para definir quem assume trabalho da Itel (Foto: Marcos Erminio)

O contrato entre o município e a Itel Informática, empresa investigada por envolvimento em desvio de verbas públicas, vence nesta sexta-feira (18) e a prefeitura corre contra o tempo para decidir quem assumirá os serviços que a companhia executa. Técnicos do IMTI (Instituto Municipal de Tecnologia da Informação) apresentam ao prefeito Alcides Bernal (PP) um diagnóstico que aponta se o órgão, que sequer já teve um chefe nomeado, tem condições fazê-lo.

“É um serviço complexo, não é tão simples. Ela faz mais coisas além da digitalização de documentos. A minha orientação é para que não haja quebra nos trabalhos. Temos que tomar decisões que tenham, além de embasamento jurídico, técnico. Temos que dar conta de fazer o que essa empresa terceirizada fazia”, afirmou o gestor.

Anteriormente, Bernal havia declarado que se esta alternativa não suprir a demanda de serviço, vai pedir o aval do MPE para firmar um contrato de emergencial para outra empresa. O vínculo com a Itel custa aproximadamente R$ 1,6 milhão.

Se antecipando ao fim do convênio, a Itel deixou os funcionários de aviso prévio, pois eles só trabalham até hoje.

Este pessoal reforça o quadro de servidores efetivos na área de informática, principalmente, nas secretárias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Receita e até mesmo dentro do IMTI. Na Central de Atendimento do IPTU, dos 50 seguintes atendentes, 42 são da terceirizada. É grande também, na Central de Atendimento ao Cidadão.

Há o temor entre alguns funcionários de carreira da área de arrecadação, que a retirada do pessoal da ITEL, sem a contratação de uma nova empresa, se coloque em risco a manutenção do sistema de arrecadação e fiscalização. A Prefeitura tem dificuldade para manter os servidores efetivos, principalmente os analistas de sistema, porque os salários são menores que os pagos pela terceirizada.

A Itel Informática é uma das empresas investigadas pela PF (Polícia Federal) na Operação Lama Asfáltica, por envolvimento em esquema criminoso para desviar recursos públicos, favorecer e fraudar licitações. O rompimento do contrato foi uma recomendação feita pela Justiça diante das possíveis irregularidades.

Nos siga no Google Notícias