ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Paciente ganha na Justiça direito de fazer exame para tratamento de câncer

A mulher foi diagnosticada com melanoma, com comprometimento da cadeia linfática e por recomendação médica deveria ser submetida ao exame PET/Scan

Gabriel Neris | 19/04/2018 17:55

A 7ª Vara Cível de Campo Grande aceitou ação contra uma empresa de plano de saúde por não realizar exame para definição de tratamento de câncer de pele. A ação foi movida por Marizete Gomes contra a São Francisco Sistemas de Saúde S/E Lta. A Justiça determinou que a empresa custeie a realização do exame.

A mulher foi diagnosticada com melanoma, com comprometimento da cadeia linfática e por recomendação médica deveria ser submetida ao exame PET/Scan para definiçao de tratamento. Ela alega que a empresa não autorizou o exame sob a alegação de que não estão preenchidas as diretrizes que a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) estabelece como previamente necessárias ao procedimento.

A empresa alega que o exame não está inserido no rol dos procedimentos obrigatórios da ANS e argumenta que não existe determinação legal de cobertura para a realização do exame no corpo interiro para confirmação de metástase em câncer de pele.

De acordo com o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a juíza Gabriela Müller Junqueira obversou que o exame foi indicado pelos médicos que atendem a mulher para estabelecer qual o tratamento deve ser executado.

“Sem dúvida o médico responsável pelo acompanhamento clínico do paciente é quem detém melhores condições de sugerir a terapêutica mais adequada ao seu caso específico, observando que na hipótese não existe cláusula contratual excluindo expressamente o exame solicitado”, destacou a juíza.

Ela concluiu que “a decisão sobre a necessidade de realização de exames e do tratamento cabe ao responsável pelo acompanhamento clínico de paciente, ora autora, e, no caso, a imprescindibilidade do exame restou devidamente comprovado”.

Nos siga no Google Notícias