ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Pacientes foram dispensados de UPA porque 3 médicos faltaram, diz Sesau

Na unidade, dois profissionais atendiam urgências e emergências

Anahi Zurutuza | 30/04/2017 12:22
Pacientes deixando a UPA sem atendimento na manhã deste domingo (Foto: Alcides Neto)
Pacientes deixando a UPA sem atendimento na manhã deste domingo (Foto: Alcides Neto)

Os três médicos escalados para atender pacientes nos consultórios da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Universitário faltaram ao trabalho na manhã deste domingo (30), segundo a Secretaria Municipal de Saúde Pública. Por isso, pacientes estavam sendo dispensados.

O coordenador de urgência e emergência da Sesau, Yama Higa, explicou que na UPA dois médicos estavam trabalhando, mas nos atendimentos de urgência e emergência, no interior da unidade.

“Nós temos os profissionais de acolhimento, que é o enfermeiro e o assistente social. Eles avaliam o caso e recomendam que os pacientes busquem outras unidades ou voltem no período da tarde”, explicou.

Higa lembrou que a UPA das Moreninhas, a mais próxima do posto de saúde 24 horas do Universitário, estava com a escala completa nesta manhã.

O coordenador informou ainda que um dos médicos que faltou apresentou atestado para comprovar problema de saúde. Uma outra profissional alegou que foi fazer um concurso fora de Campo Grande e apresentará documento comprovando que estava fazendo a prova. Já o terceiro plantonista não justificou a falta.

Este é o segundo domingo que funcionários orientam pessoas a procurarem outros postos para não terem de esperar a troca de plantão para serem atendidos. Na manhã do dia 16 deste mês, só havia um médico para receber os pacientes na UPA do Universitário. “A escala desta unidade é realmente a mais difícil de fechar”, admitiu Higa.

Conforme a escala divulgada pela Sesau, para a manhã deste domingo, havia 36 clínicos-gerais escalados para atenderem nas dez unidades 24 horas. Pediatras estavam de plantão nas UPAs do Coronel Antonino e da Vila Almeida.

No período da tarde e noite, a situação será normalizada, segundo o coordenador.

Convocações - Mesmo chamando os profissionais aprovados no último concurso, realizado em 2013, a Sesau ainda tem dificuldade para fechar as escalas dos postos 24 horas.

Até agora, 79 profissionais foram chamados, 28 deles só para os plantões.

Nos siga no Google Notícias