A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

03/08/2012 12:06

Para HR e HU, greve de cardiologistas não impacta atendimento

Aline dos Santos

A direção dos outros dois hospitais que realizam atendimento emergencial de pacientes com problemas cardíacos informa que a greve dos cardiologistas na Santa Casa ainda não impactou no atendimento. Os médicos estão em greve desde 28 de julho.

Diretor do HU (Hospital Universitário), José Carlos Dorsa Vieira afirma que o local já é referência para atendimento em cardiologia pelo SUS (Sistema Único de Saúde). “Hoje, 60% dos casos atendidos pelo Samu já vêm para o Hospital Universitário”.

O diretor do HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian, Ronaldo Queiroz, informa que o serviço está normal. “O serviço de cardiologia e cirurgia cardiovascular está funcionando de forma plena, sem qualquer problema, garantindo atendimento clínico e cirúrgico dos pacientes cardiopatas”, afirma.

De acordo com o coordenador do Samu, Mauro Brito, a especialidade de cardiologia é oferecida nos três hospitais. Desta forma, com a greve, os pacientes são levados diretamente para o HR ou HU.

Segundo ele, dependendo em que região da cidade que o paciente se encontra, o percurso até o hospital fica mais longo, pois a Santa Casa fica na região central. Porém, como a maioria dos pacientes dá entrada pelo posto de saúde ele avalia que o deslocamento um pouco maior não chega ser um problema. O Samu socorre pacientes com infarto, arritmias cardíacas e angina.

Os médicos da Santa Casa exigem que o hospital cumpra portaria do Ministério da Saúde e mantenha plantonista no Pronto-Socorro por 24 horas.

O coordenador da cardiologia, Waldir Salvi, explica que o plantão nunca funcionou como prevê o ministério. Até a paralisação, os cardiologistas mantinham uma escala de sobreaviso, ou seja, o profissional era chamado ao hospital em caso de urgência.

Santa Casa está sem atendimento cardiológico no Pronto-Socorro
Plantão nunca funcionou como prevê portaria do Ministério da SaúdeA Santa Casa de Campo Grande está há cinco dias sem atendimento cardiológico no Pr...
Com inspiração japonesa, luzes vão iluminar compras no Centro
Iluminação especial passa a ser adotada, nesta quarta-feira (13), na região central de Campo Grande. Dezesseis estruturas de alumínio, com lâmpadas d...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions