ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Para minimizar falta de pediatras, prefeitura abre contratação de 100 médicos

Eduardo Penedo e Michel Faustino | 11/10/2014 18:39

O secretario municipal de Saúde Jamal Salém (PR) anunciou que nas próximas semanas lançará um edital de um processo seletivo para contratação de pelo menos 100 médicos pediatras para reforçar o atendimento nas UBS (Unidade Básica de Saúde) e nas UPAs(Unidades de Pronto Atendimento). “Vamos lançar esse edital para a contratação de 100 médicos pediatras para desafogar as unidades de saúde”, explica o secretário durante evento promovido pela ABO-MS (Associação Brasileira de Odontologia de Mato Grosso do Sul).

Salém explicou que além de fazer novas contratações de médicos pediatras a secretária de Saúde irá fazer uma revisão no salário dos médicos para não ter diferença dos que clinicam nas UPAs e UBS e os que serão contratados. “Estamos fazendo esse estudo para não haver diferença no salário. Isso foi uma indicação do Conselho Municipal de Saúde e estamos atendendo”, completa.

O secretário ainda comentou que mesmo com diversas criticas amanhã (12), às 9 horas, vai ser inaugurado o Centro Municipal Pediátrico, o Hospital da Criança do SUS. “ O centro Pediátrico é uma necessidade. Vai proporcionar atendimento inicial de 400 crianças que estão na fila de cirurgias pediátricas eletivas.”, explica.

O centro irá funcionar no prédio onde ficava o Hospital Sírio Libanês, na Avenida Afonso Pena, foi reestruturado pela Prefeitura e recebeu as mudanças necessárias para atender crianças de zero a 12 anos com consultas médicas, exames de análises laboratoriais (sangue, urina e fezes), exames radiográficos (raio x) e de tomografia. Terá salas de inalação com 12 vagas e de pequenos procedimentos não cirúrgicos.

Focado na humanização, o Centro Municipal Pediátrico vai funcionar 24 horas, todos os dias da semana, com capacidade de atendimento aproximado de 300 crianças por dia.

Em uma primeira etapa o corpo clínico será formado por 25 médicos pediatras que atuarão em escalas fixas em seis consultórios médicos. A estrutura contará no total com 150 profissionais. Além de médicos pediatras, terá 24 enfermeiros, 68 técnicos de enfermagem, seis assistentes sociais e profissionais administrativos e de atendimento ao público.

O novo espaço de atendimento médico à criança funcionará com 40 leitos e ao lado de cada um dele haverá uma cadeira apropriada para acompanhante.

Nos siga no Google Notícias