ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Para ser medicada em posto, mulher tem de comprar remédio

Viviane Oliveira | 22/05/2013 19:05
Com a receita em mãos, Zenilda diz que de três remédios que a rede de saúde fornece, apenas um tinha na unidade.
(Foto: João Garrigó)
Com a receita em mãos, Zenilda diz que de três remédios que a rede de saúde fornece, apenas um tinha na unidade. (Foto: João Garrigó)

Com fortes dores na coluna, a copeira Zenilda de Oliveira Gumercindo, de 41 anos, procurou o posto de saúde do Nova Bahia na última sexta-feira (18). Ela disse que ao passar por atendimento médico foi informada que precisava tomar uma injeção na veia com dois medicamentos, diclofenaco e dipirona, mas para isso teria que comprar, porque na unidade só havia um deles.

A falta de medicamentos continua sendo um grande problema para a população que depende dos remédios gratuitos na rede municipal de saúde. No dia 6 de maio dois caminhões com os produtos foram entregues e mais 20 são aguardados pela Sesau (Secretária Municipal de Saúde), mas até agora a situação não foi resolvida.

Zenilda conta que foi levada as pressas para o posto porque estava com a coluna "travada". Lá, recebeu atendimento e na hora de passar à receita a médica disse: “Eu vou te medicar, mas para isso você vai ter que comprar”, reclama a copeira, dizendo que não conseguia se mexer de tanta dor.

Segundo a copeira, como não tinha dinheiro para comprar o diclofenaco acabou sendo medicada com o que havia no posto. “É um absurdo. Além do remédio, faltava álcool para o funcionário fazer a limpeza do local, antes de aplicar a injeção”, reclama

Na segunda-feira (20), Zenilda foi ao posto de novo. Dessa vez para levar a filha Stefani Kamila Santos, de 16 anos, que sofre de infecção urinária. Durante a consulta, a família já foi avisada de que na unidade não havia a medicação e teria que comprar e voltar no posto para ser medicada.

“Ainda esta semana minha vizinha me pediu dinheiro emprestado para comprar remédio para diabetes, que o posto de saúde fornecia, mas que hoje está em falta”, finaliza.

Segundo Alcides Bernal (PP), a demora na compra, iniciada em 25 de janeiro, foi para atender as normas que regem os processos licitatórios. “Faltava medicamento desde setembro do ano passado. Em novembro, tivemos acesso a um relatório descritivo. A equipe foi fazer o relatório físico e não bateu. Descobri que não ia dar o medicamento”, diz.

Conforme a assessoria de imprensa da Sesau, o restante dos medicamentos comprados deve chegar ainda este mês. 

Nos siga no Google Notícias