ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 18º

Saúde e Bem-Estar

Pipoca e suplementos entram na lista de novos vetos da Anvisa

Agência retirou produto do mercado e proibiu marcas por irregularidades

Por Gustavo Bonotto | 16/06/2026 21:09
Pipoca e suplementos entram na lista de novos vetos da Anvisa
Embalagem do milho para pipoca da marca Provatti, cuja circulação foi vetada pela Anvisa. (Foto: Reprodução)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda de um milho para pipoca e determinou a apreensão de suplementos alimentares comercializados no Brasil após identificar informações irregulares em embalagens, falta de registro e origem desconhecida dos produtos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Anvisa proibiu a venda de milho para pipoca da marca Provatti por inconsistências sobre glúten no rótulo e determinou a apreensão de suplementos das marcas Nutricost e Top New, por falta de registro e origem desconhecida. Os produtos da Top New ainda faziam alegações terapêuticas ilegais, como controle de diabetes e colesterol. As medidas valem para todo o Brasil e incluem suspensão de venda, distribuição e propaganda.

As medidas, conforme as resoluções publicadas no DOU (Diário Oficial da União), valem para todo o território nacional e incluem recolhimento, apreensão e suspensão da comercialização, distribuição, propaganda e consumo dos itens.

Entre os produtos atingidos está o milho para pipoca da marca Provatti, fabricado pela Kaza Distribuidora, R & A Indústria, Comércio e Distribuidora de Alimentos Ltda. A agência determinou o recolhimento de todos os lotes após constatar divergência nas informações sobre glúten apresentadas no rótulo.

Segundo a agência, a embalagem informava que o produto não continha glúten. Ao mesmo tempo, o rótulo trazia alerta sobre possível contaminação cruzada com trigo ou presença do ingrediente. A inconsistência pode levar consumidores ao erro, principalmente pessoas com restrições alimentares relacionadas à substância.

Além de retirar o produto do mercado, a resolução suspendeu a venda, a distribuição, a divulgação e o consumo do milho para pipoca em todo o país.

A Anvisa também determinou a apreensão de suplementos alimentares da marca Nutricost. De acordo com o órgão, os produtos possuíam fabricante desconhecido e eram ofertados em sites da internet sem regularização.

A medida proibiu a fabricação, a importação, a comercialização, a distribuição, a propaganda e o uso dos suplementos. A vigilância informou que os itens não atendiam aos requisitos exigidos para circulação no mercado brasileiro.

Outra resolução atingiu suplementos da marca Top New. Conforme a agência, os produtos têm origem desconhecida, não possuem registro e utilizavam alegações terapêuticas em materiais publicitários.

Entre as promessas divulgadas estavam controle de diabetes e colesterol, combate a doenças respiratórias, alívio de sintomas de gastrite e ação anti-inflamatória. A legislação não permite esse tipo de alegação para suplementos alimentares.

A decisão também proibiu a venda, a distribuição, a propaganda e o uso dos produtos da marca. Em plataformas de comércio eletrônico, alguns itens eram anunciados por valores de até R$ 275.

O outro lado - A reportagem entrou em contato por e-mail com as empresas mencionadas no texto, mas não houve retorno no prazo estipulado de uma hora para a publicação do texto. O espaço segue aberto para declarações futuras.