Para tentar sobreviver no trânsito, motociclistas recorrem a curso de pilotagem
Aulas foram ministradas na manhã deste sábado, pelo Corpo de Bombeiros de Campo Grande
Para tentar sobreviver no trânsito de Campo Grande, motociclistas da Capital tiveram que recorrer a aulas de pilotagem segura, oferecidas pelo Corpo de Bombeiros, na manhã deste sábado (6). Esta é a 10º edição do curso que busca ajudar aqueles que mais morrem nas vias públicas da cidade. Apenas nos primeiros três meses do ano o Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) registrou 12 vítimas.
Na maioria dos casos, os acidentes fatais estão relacionados ao excesso de velocidade. Além disso, o consumo de álcool ou desrespeito à sinalização de trânsito e imprudências também estão na lista de fatores que colaboram com as colisões e óbitos.
- Leia Também
- Motociclista de BMW é socorrido em estado grave após acidente em cruzamento
- Bombeiros oferecem curso de pilotagem defensiva e primeiros socorros
Eder Loureiro, de 52 anos, é design e foi um dos 21 alunos do curso. Para ele, as aulas fazem diferença pois reforçam a importância de dirigir de maneira segura e ensinam como ajudar o próximo em caso de acidentes.
"Vim fazer o curso para ter mais conhecimento na parte de segurança na direção. O campo-grandense dirige muito mal, parece que a habitação foi tirada pelo whatsapp. As vias com o asfalto ruim e muitos buracos piora ainda mais a situação".
A Tenente-coronel Helena de Barros ressalta que orientar os motociclistas é uma forma de tentar reduzir as mortes. “Ensinamos a pilotagem segura, para garantir a prevenção de acidentes, principalmente nos horários de pico. Hoje, a maioria das vítimas são jovens e têm os motociclistas como ferramentas de trabalho”.
Ela explica que um dos principais erros cometidos por pessoas que tentam ajudar pessoas acidentadas é mexer na vítima de forma incorreta “mexer em uma pessoa que fraturou a coluna, por exemplo, é uma das coisas que vamos ensinar aqui".
O sargento Cacildo Salina, um dos professores do curso, comenta que as aulas são essenciais para a segurança do trânsito e redução de acidentes envolvendo motociclistas.
"Este projeto é uma resposta direta ao crescente número de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas, que frequentemente resultam em ferimentos graves ou fatais. Como temos vários cursos de direção, podemos trazer esses ensinamentos para os motociclistas que estão pelas ruas diariamente".
Além da direção preventiva, durante o curso, também é posto em destaque a responsabilidade no trânsito a importância dos condutores realizarem a manutenção das motocicletas. "Ao reduzir o número de acidentes e suas consequências, há uma diminuição na sobrecarga dos serviços de emergência e saúde pública", comentou o sargento.
A primeira parte das aulas é teórica, onde alunos aprendem noções de primeiro socorros e direção defensiva. Já a segunda parte é prática com exercícios de maneabilidade, ou seja, a resposta do corpo diante de interações externas. Aqui, os motoristas aprendem a ter respostas físicas em tempo suficiente para evitar ou minimizar danos aos envolvidos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.