ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Paraquedistas farão salto de bungee jumping para deficientes visuais

Iniciativa é primeira etapa do projeto "Pantanal Radical", que vai acontecer no mês de outubro

Anahi Gurgel | 27/08/2017 14:51
Valdir durante salto com instrutor de paraquedas no ano passado. Dessa vez, vai encarar o bungee jumping (Foto: Divulgação)
Valdir durante salto com instrutor de paraquedas no ano passado. Dessa vez, vai encarar o bungee jumping (Foto: Divulgação)

Deficientes visuais que moram em Campo Grande terão oportunidade ímpar de sentir a emoção de um salto de bungee jumping. Por meio do projeto ‘Esportes de Aventura para Pessoas com Deficiência Visual’, o grupo Pantanal Paraquedismo vai oferecer saltos gratuitos a esse público na próxima quarta-feira (30), a partir das 15h. 

Os saltos serão realizados no Shopping Bosque dos Ipês, na saída para Cuiabá. Os aventureiros que vão participar do projeto são Valdir Lustosa, 44, que foi o primeiro sul-matogrossense a saltar de paraquedas, no passado, e Josiane Pereira, 33, "bungeejumpista" de primeira viagem. 

“Saltar e saber que não tinha nada na minha frente pra atrapalhar, que eu não ia bater em nada foi muito boa”, relatou Valdir após a experiência. Ele foi o primeiro deficiente visual de Mato Grosso do Sul a saltar de paraquedas.

“Essa ação é a primeira etapa de um projeto Pantanal Radical, que deve ser desencadeado no mês de outubro. A ideia é reunir um grupo de aproximadamente 15 pessoas com cegueira total e parcial para que pratiquem atividades de paraquedismo, bungeejumping, balonismo e sobrevoo de helicóptero pela Capital”, explica o educador físico Cláudio Benites da Silva, 36.

Emoção nas alturas - Foi em 2016, que surgiu o projeto de estudar a reação de deficientes visuais ao praticar esportes de aventura. Naquela época, o então acadêmico de educação física pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Cláudio Benites da Silva, 36 anos, teve a ideia de buscar parceria para proporcionar momentos de aventura a esse público e entender suas percepções.

O estudo foi desenvolvido em parceria com o Ismac, envolvendo 5 pessoas com cegueira total e 2 com baixa visão, que participaram de aulas das modalidades rapel, escalada, trekking e slackline. A iniciativa culminou na no TTC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Nos siga no Google Notícias