ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Perdas na pandemia e distanciamento afetaram alunos, diz secretária de Educação

Secretária de Educação, Maria Cecília da Motta diz que rede oferece apoio psicológico a pais e alunos

Silvia Frias e Liana Feitosa | 20/06/2022 09:45
Flagrantes de agressões dentro da sala de aula em escolas de Campo Grande (Foto/Reprodução)
Flagrantes de agressões dentro da sala de aula em escolas de Campo Grande (Foto/Reprodução)

As perdas na pandemia, as restrições de convivência e o aumento nos casos de violência doméstica são alguns das situações apontadas pela secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta, sobre o desequilíbrio social e que pode ter afetado os jovens na volta às aulas.

As situações foram citadas para falar dos casos de briga entre alunos, alguns deles, dentro de sala de aula, gravados em vídeo e que caíram nas redes sociais.

Maria Cecília falou sobre o assunto durante solenidade de entrega da reforma da Escola Estadual Dona Consuelo Muller, na Vila Jacy.

“Todos nós nos desequilibramos muito: jovens, adultos e crianças”, disse a secretária. Maria Cecília diz que a SED (Secretaria Estadual de Educação) promoveu cursos para professores e equipes das escolas para lidar com a situação. “Nosso trabalho nesse sentido é com os professores, os diretores, coordenadores para que possam acolher os alunos e, também, serem acolhidos”, avaliou. “Todos nós precisamos ser acolhidos”.

A secretaria mantém duas psicólogas em casa regional e, em Campo Grande, quatro profissionais que trabalham na coordenadoria de Psicologia Educacional, dentro da SED. Segundo assessoria, não é trabalho clínico, mas, sim de estruturação e de orientação a pais e alunos para que possam receber tratamento, caso seja considerado necessário.

Em março, o Campo Grande News noticiou casos de briga entre alunos que chocaram pais. Em um deles, na Escola Estadual Teotônio Vilela, no Bairro Universitário, duas alunos se estapearam dentro da sala de aula.

Nos siga no Google Notícias