A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

19/03/2013 07:47

PF apreende documentos no setor de quimioterapia do Hospital do Câncer

Francisco Júnior e Aline dos Santos
CGU e PF cumpre mandados de apreensão no Hospital do Câncer.  (Foto: Simão Nogueira)CGU e PF cumpre mandados de apreensão no Hospital do Câncer. (Foto: Simão Nogueira)

Policiais federais apreenderam nesta manhã (19) documentos referentes à pacientes no setor de quimioterapia do Hospital do Câncer, em Campo Grande. A ação faz parte da operação Sangue Frio, desencadeada juntamente com  a CGU (Controladoria Geral da União), que visa o cumprimento a 19 mandados de busca e apreensão e a quatro ordens judiciais de afastamento de funções no Hospital do Câncer, Hospital Universitário.

Os policiais e técnicos da controladoria questionaram os funcionários que atuam no setor sobre o arquivamento e a obtenção de dados dos pacientes atendidos. Apreensão de documentos também foi feita no setor administrativo do hospital.

Mensalmente são atendidas cerca de 1,3 mil pessoas no setor de quimioterapia do HC. Hoje, cerca de 70 pacientes aguardam atendimento.

As buscas também são realizadas no Hospital Universitário, em um escritório de contabilidade e empresas de propriedade do diretor do Hospital do Câncer, Adalberto Abrão Siufi.

São mais de 100 policiais federais e 15 servidores da Controladoria que participam da operação. A investigação da Polícia Federal, iniciada em março de 2012, apurou possível ocorrência de crime em relação ao fato do serviço médico de radioterapia estar há algum tempo sendo prestado a pacientes do SUS apenas pelo setor privado.

O MPE (Ministério Público Estadual) pediu no último dia 14, por meio de liminar na Justiça, o afastamento da diretoria-executiva da Fundação, que administra o Hospital do Câncer. Os diretores, Adalberto Siufi, Blener Zan e Wagner Miranda são acusados de superfaturar em até 70% o pagamento de procedimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), de pagar tratamentos em pessoas mortas, de nomear de filhos por salários acima do mercado e de contratar empresas das quais são proprietários.

Conforme o MPE, Adalberto Siufi fez manobra para manter contrato com a empresa Neorad, do qual é proprietário, e rendia, em média, R$ 3,1 milhões por ano. Pressionado pelo Conselho Curador, o contrato com a Saffar & Siufi Ltda (nome oficial da Neorad), que perdurava desde 2004, foi rescindido em agosto do ano passado. Contudo, em março de 2013, o Ministério Público recebeu a informação de que a sucessora no contrato foi a Siufi & Saffar Ltda.

Apesar dos nomes invertidos, as empresas tem o mesmo quadro societário. Além de Adalberto, a Siufi & Saffar pertence a Issamir Farias Saffar.

A Neored também prestava serviços para Hospital Universitário, na qual Siufi também foi diretor.

 

Durante discussão, adolescente de 17 anos é esfaqueado pelo amigo
Um jovem de 17 anos foi levado em estado grave para a Santa Casa após ser esfaqueado na noite deste sábado, na frente da casa em que mora no Bairro G...
Após furtar obra, ladrão é capturado por moradores e ferido a tiros
Marcio Estacio Duarte Teixeira, de 31 anos, foi socorrido a Santa Casa de Campo Grande após ser atingido por dois tiros na madrugada deste domingo (1...


O bicho ta pegando em
já trabalhei ai nunca imaginava isso
mas que toda justiça seja feita
investigação neles......
 
Uelinton Lima em 24/03/2013 17:44:34
se há algo errado como estão dizendo,não afeta os pacientes,pois eu sou paciente de oncologia do Alfredo Abrão desde 2011 e sempre fui muito bem atendida,fiz cirurgia,químio,rádio como se eu estivesse pagando,sendo que era pelo SUS,portanto acho que não deveria trocar a diretoria que tanto se preocupa com o bem estar dos pacientes,os médicos deste hospital começam atender os pacientes 6:00hs da manhã todos os dias com muito carinho e respeito,se são parentes do doutor Adalberto é porque ele sabe que são competentes,e eu com carinho peço todos os dias a Deus que os protejam e os defendam.
 
Luzia Angelita Gonçalves de Lima em 20/03/2013 21:26:07
A falta de DEUS deixa os seres assim sem nenhuma compaixão, e sao benefiados a custa dos q sofrem, cada ser pagara pelos atos, que Deus tenha misericordia dos q sofrem, pois ai daqueles a quem Deus confia cargos importantes para aliviar sofrimentos e se aproveitam da ocasiao, deixando pessoas morrerem pra beneficio proprio. Estamos num beco sem saida, mesmo assim os humanos continuam negando A JESUS, So JESUS voltando pra concertar tudo.
 
Rosmar Ferreira em 19/03/2013 10:46:14
Eu moro em Campo Grande ha mais de 40 anos, conheço o Dr. Adalberto e o Dr. Issamir até hoje e do meu conhecimento são médicos exemplares, portanto antes de qualquer julgamento e principalmente por pessoas leigas ou talvez por " dor de cotovelo" estão aproveitando do "oba oba" vamos com calma e aguardar o desenrolar dos fatos.
 
Eid Toufic Anbar em 19/03/2013 10:39:00
Dr. Adalberto Siufi, sempre foi um profissional dedicado, o conheço desde 1980, sempre chegando ao hospital universitário antes das 6:00 da manhã.Começou o hospital do cancer, na raça se dedicando 24 horas por dia em prol dos necessitados.Isso niguem viu.
pura politicagem.
 
José H. Molena em 19/03/2013 10:32:18
Muito triste essa situação. Triste fim das pessoas que brincam e roubam da saúde. Espero que tenham dinheiro suficiente para curar a deles quando precisarem e pagar a morte para não leva-los. Se Deus deu a oportunidade de estudarem foi pra salvar vidas e não enriquecerem roubando o dinheiro da saude, onde o atendimento poderia se quisessem ser melhor.
 
silvia guimaraes em 19/03/2013 10:27:07
Se eu fosse medico e tivesse todo esse retorno financeiro até dormiria no hospital, como será que o benemérito Sr.Antonio Moraes fica, deve estar numa raiva só.
 
joao braz em 19/03/2013 10:24:03
Não tenho nada contra qualquer pessoa. Porém, ninguém questiona a eficácia da quimioterapia, como por exemplo: qual o índice de cura; qual o índice de mortalidade para os que se submetem ao tratamento? A ANVISA e o CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA deveriaM se manifestar sobre a questão.
 
Edson Chaves em 19/03/2013 10:16:48
José Nascimento

Que culpa do Bernal o que? O Dr Adalberto está sendo investigado desde o ano passado, e o bernal nem era prefeito, vá se informar antes de falar bobagem...
 
Sabrina Barbosa em 19/03/2013 10:09:03
Joelson de Campos Silva, leia novamente, e verás que sua interpretação está com giro de 180º
 
José Nascimento em 19/03/2013 10:00:26
Sou técnico de enfermagem desde 1982, engraçado que só agora conseguiram descobrir.
Parabéns para quem fez e esta fazendo esta denúncia. Por favor incluí o Bernal junto com este povo também, ele prometeu que no dia 01 de janeiro de 2013 teria médico de plantão em todos os postos de saúde, em resumo atendimento aos postos de saúde piorou ainda mais.
Cadê o cara que prometeu Deus é o mundo.
Na verdade ele só presta para fazer programa de rádio...
 
Sebastião Vicente em 19/03/2013 09:40:36
E a maçonaria vai se pronunciar?

A Fundação Carmem Prudente um braço da maçonaria, todos os diretores seram maçons!
E agora?
 
Márcio Carvalho em 19/03/2013 09:36:03
Vamos dar um basta nessas corrupções, não podemos mais continuar com tantas barbaridades; a Justiça tem que ser feita, colocar essas pessoas na cadeia. meu irmão infelizmente faleceu neste açougue. É lógico que existem ótimos médicos, enfermeiros, servidores exemplares, voltados para o bem dos doentes, que DEUS OS ABENÇOEM. Mas os corruptos a Justiça tem que ser feita e colocar-los na cadeia, esse é o lugar deles.
 
aldaberto rocha em 19/03/2013 09:34:58
Kkkkkk.... Agora é tudo culpa do Bernal...
 
Anita Ramos em 19/03/2013 09:23:22
sobre o ultimo comentario e facil colocar a culpa em alguem, mas o que o prefeito eleito a tão pouco tempo tem culpa nisso ??? isso ja vem de anos de roubo por estes ladroes que se passam de empresarios de respeito
 
joelson de campos silva em 19/03/2013 09:13:59
Esse pessoal conseguiu acabar com o setor de quimioterapia no HU, e ainda tem gente que defende. eles deveriam estar na cadeia.
 
Paulo sérgio Sovernigo em 19/03/2013 09:03:58
Lobo em pele de cordeiro..tanto o Hospital do Cancer como o do Hospital universitário....fico me perguntando porque não estão presos, ir só em suas casas não adianta nada essas pessoas não tem vergonha...eu que estou cursando direito sei que a justiça tem grande culpa cade as prisões será que o MPE, MPF e Policia Federal não pediram a prisão dessa quadrilha.....não falta só medicos e políticos próbidos, faltam juízes tb....
 
Marcelo Dantas em 19/03/2013 09:00:53
O problema do Brasil é a generalização! Esse negócio de "todo mundo", "ninguém presta" e etc é o verdadeiro câncer que atrapalha o julgamento feito por pessoas inescrupulosas. Tem muita gente de bem ali e esses devem ser valorizados e não enfiados no mesmo liquidificador! Eu ajudo o HC e continuarei ajudando, afinal de contas amanhã pode ser um dos meus que irá necessitar de um atendimento oncológico pelo SUS. Tratamento esse que é caríssimo se particular. Por favor, não generalizem. O bom senso deve imperar nos momentos de caos. Pratiquemos!
 
Maria Gonçalves em 19/03/2013 08:58:12
O Dr. Issamir Farias Safar é um exemplo de profissional e dedicação aos seus pacientes. Às 5 da manhã ele já está rodando os hospitais por onde tem seus pacientes internados. Que Deus o proteja.
 
Mário Bessa de Souza em 19/03/2013 08:57:13
parabens a promotora que sem medo segue seu trabalho em busca de solução pra essa pouca vergonha e falta de respeito pelo dinheiro publico, chega de corrupção, essa direção é podre e nefasta a sociedade, sempre buscaram primeiramente o EU, e dane-se o resto.
Cadeia neles!!
 
marcos silva em 19/03/2013 08:48:58
esse hospital do cancer é um açougue mesmo, pessimo atendimento, perdi minha mae neste hospital, as pessoas estao morrendo por falta de ser bem atendidas, e agora mais essa falcatrua ai, e o governo nem ai pra ajudar..politicos to fora.................