A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

08/04/2011 15:04

PF apreende pedra histórica avaliada em R$ 50 mil que era vendida na internet

Jorge Almoas

Material arqueológico foi recolhido em obra na Capital

Pedra era vendida em site de compra, o que configura crime de usurpação de bem da união (Foto: Divulgação PF)Pedra era vendida em site de compra, o que configura crime de usurpação de bem da união (Foto: Divulgação PF)

Após denúncias feitas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) sobre a comercialização de um artigo arqueológico lítico em um site de compras, a Polícia Federal apreendeu no bairro Santa Fé, em Campo Grande, uma pedra de raio, maneira popular de se referir a um machado de pedra polida.

O artefato era negociado no site Mercado Livre por R$ 50 mil.

O responsável por oferecer o artigo arqueológico na internet é um funcionário da empresa que realiza obras de contenção de enchentes do córrego Prosa, em Campo Grande.

À Polícia Federal, ele contou que encontrou a pedra de radio no canteiro da obra localizado na Avenida Via Parque, próximo à Av. Mato Grosso.

Pela legislação, a comercialização, em território nacional, de bens arqueológicos obtidos de maneira que não esteja contemplada pelas normas do Iphan, é crime de usurpação de bem da união.

A pena para o crime é de um a cinco anos de cadeia, mais multa.

Homem de 30 anos é esfaqueado e fica em estado grave
Bartolomeu Gomes de Araújo Barbosa, 30 anos, ficou gravemente ferido após ser atingido a golpes de faca no abdômen, na noite de ontem (12), na Rua Bo...
Após documento vazar, Sesau diz que hemogramas não foram suspensos
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afirmou que os hemogramas continuam sendo feitos na rede pública de saúde de Campo Grande. A informação inici...


Incrivel o nivel dos comentarios ,o rapaz é inocente bla bla justiça só para ricos , está na lei, pq antes de vender o cara não procurou se informar direito do que era e do que poderia ser feito , na verdade isto é um machado de pedra vulgarmente conhecido como pedra de raio ,isto é um instrumento utilizado por povos caçadores coletores que habitavam a região do corrego prosa.
 
Diego Souto em 10/04/2011 01:50:35
isso só pode ser uma piada, e por falar em achados o rapaz que achou as moedas tambem queriam prender o coitado so. vai por ai brasilzinho.
 
walter galeano em 09/04/2011 12:10:12
Rapaz, mas tem gente pagando R$50 mil por pedra... Mundo doido memo!
 
José M. Toledo em 09/04/2011 11:54:29
As leis do nosso país são uma piada mesmo, e como a Bíblia diz: mateus 23:24 " condutores cegos! coais um mosquito e engolis um camelo"
 
Adalberto Lima Fernandes em 09/04/2011 11:42:44
O Brasil é um país esquisíto mesmo, o rapaz achou uma pedra de forma licíta pode até ser preso por isso, faça me o favor tantos politícos roubando e não é escondido não, estão roubando na cara limpa, será que aocntece algo com eles........eita Brasil, dizem que o Brasil é nosso, então vou vender minha parte.
 
Anilto Soares em 09/04/2011 07:26:16
Enquanto os corruptos de colarinho branco assaltam os cofres públicos, os cidadão comuns , que as vezes por ignorancia, acabam virando manchete de jornal.........chega de justiça só com os desprovidos de poder .
 
Carlos Nascimento em 09/04/2011 02:17:50
Coitado, é tão inocente que queria 50mil. Se ele chegou a este valor é porque sabia oque estava fazendo, e com isso sabe dos fatos que está acontecendo com ele.
É dever de qualquer cidadão preservar e ajudar a história e o patrimônio da união.
 
Marcelo Marques em 09/04/2011 01:59:54
"A pena para o crime é de um a cinco anos de cadeia, mais multa."

Só pra rir mesmo!! muitos aí matando, roubando, etc... e não são penalizados devido a lei.
 
Luciano Menezes em 08/04/2011 09:54:17
Excesso de zelo.Tanto bandido solto, tanta falcatrua e o sujeito acha um artefato e pode ser preso por isso.Se e pra botar ordem na casa , comece prendendo os peixes grandes, que todos nos sabemos quem são.
 
JANIO SANTOS PEREIRA em 08/04/2011 08:36:18
Será que o homem que achou a "pedra de raio" vai ser punido com multa ou outra pena? Prender o artefato, tudo bem, mas punir o sujeito enquando os corruptos estão soltos logo ali depois da Via Parque, ou melhor, no Parque do Poderes, cheira a injustiça.
 
Arcelei Lopes Bambil em 08/04/2011 05:22:52
Olha só...
Façam leilão que assim tem o dindin para compensar os gastos com as enchentes....