ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  08    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Pichados, quebrados ou alvo de furtos, monumentos serão restaurados na Capital

Ao todo, 5 obras que fazem parte do cotidiano dos campo-grandenses passarão por intervenções

Jhefferson Gamarra | 15/04/2021 14:39
Pichados, quebrados ou alvo de furtos, monumentos serão restaurados na Capital
Monumento "Carro de Boi" que há tempo vem sofrendo com ação de vândalos e desgaste natural (Foto: Kísie Ainoã)

Monumentos urbanos, vandalizados, ou que sofreram desgastes naturais, e que fazem parte da história de Campo Grande serão restaurados até o final do ano. Ao todo 5 locais que fazem parte do cotidiano da Capital passarão por intervenções.

De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, responsável pelas obras, o projeto de recuperação e restauração será realizado por etapas.

O primeiro a receber a intervenção será o monumento maçônico “O Aprendiz”, localizado na rotatória da Coca-Cola, entre as avenidas Gury Marques e Interlagos. Em setembro do ano passado, vândalos jogaram tinta vermelha na representação do homem que usa ferramenta para entalhar a pedra em busca de sabedoria.

Pichados, quebrados ou alvo de furtos, monumentos serão restaurados na Capital
Em setembro do ano passado, vândalos jogaram tinta em monumento O Aprendiz, na Guri Marques. (Foto: Arquivo)

O primeiro monumento será restaurado por seu autor original e todo o trabalho deve durar cerca de vinte dias. “Este monumento demorou cerca de dois meses para ser feito. Foi esculpido em 2004 e instalado em 2005. A figura representa ‘o Aprendiz se lapidando’ com o conhecimento recebido, eliminando a pedra bruta”, explica artista Anor Mendes.

Segundo o calendário da secretaria de turismo, os próximos monumentos que serão restaurados são: “Obelisco”, do artista Newton Cavalcante erguido em 1933, no cruzamento da Afonso Pena com a José Antônio.“O Beijo”, do artista plástico Pedro Guilherme, que retrata dois peixes carás se beijando na rotatória do Lago do Amor.

Pichados, quebrados ou alvo de furtos, monumentos serão restaurados na Capital
Ninhal na Afonso Pena, hoje mais parece uma obra de ferros retorcidos, sem todos os pássaros originais. (Foto: Kisie Ainoã)

Outro na sequência é “Carro de Boi”, da artista plástica Neide Ono, construído em 1996, sobre a chegada das primeiras famílias de imigrantes a Campo Grande, com a de José Antônio Pereira. O monumento fica em frente ao Horto Florestal e já perdeu várias peças em bronze.

Também na lista está o “Ninhal”, também da artista Neide Ono, nos altos da avenida Afonso Pena, que deveria abrigar nove pássaros de ferro e hoje só tem 2.

“Esse é um importante passo para conseguirmos promover o turismo e valorizar o patrimônio da nossa Capital. Campo Grande ficará ainda mais bonita e, dessa forma, atrairemos ainda mais visitantes”, justifica o secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas.


Confira a galeria de imagens:

  • Dos 9 pássaros, apenas 2resistiram a ação do tempo no "Ninhal" (Foto: Kísie Ainoã)
  • Obelisco, monumento construído em homenagem ao fundador da cidade, José Antônio Pereira (Foto: Kísie Ainoã)
  • Carro de Boi, monumento, de 10X5m inaugurado em 1996 (Foto: Kísie Ainoã)
  • "O beijo", dois peixes se beijando em alusão ao romantismo no entorno do Lago do Amor (Foto: Kísie Ainoã)
Nos siga no Google Notícias