A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

29/02/2012 17:59

Planilha de custos da tarifa de ônibus aponta quase 2 milhões de gratuidades

Fabiano Arruda
Preço da tarifa de ônibus passa a custar R$ 2,85 a partir de amanhã. (Foto: João Garrigó)Preço da tarifa de ônibus passa a custar R$ 2,85 a partir de amanhã. (Foto: João Garrigó)

Da média de 6,58 milhões de passageiros transportados pelo transporte coletivo de Campo Grande em um ano, pouco mais de 1,8 milhão são referentes a gratuidades. Do total, 76,3% utilizam cartão e 23,6% ainda são adeptos do dinheiro em espécie.

Os dados são da planilha de custos e cálculo tarifário do sistema municipal de transporte coletivo divulgados hoje pela Prefeitura de Campo Grande com dados da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e Agência de Regulação.

O cálculo da tarifa de ônibus é dividido pela planilha entre custo variável (combustível, lubrificantes, rodagem, além de peças e acessórios) e custo fixo (depreciação, remuneração, despesas com pessoal e administrativas).

Em relação ao custo variável, 56,6% se referem apenas ao gasto com combustíveis. Em outro dado, os números apontam que 4,4% do custo se referem aos tributos e encargos por quilômetro rodado.

Conforme a planilha, a frota na Capital conta com 539 veículos. Deste número, a maioria, 106, tem entre um e dois anos de uso, enquanto 88 têm entre quatro e cinco anos de circulação e 75 entre cinco e seis anos. Apenas 68 têm apenas 12 meses de circulação. São mais de três milhões de quilômetros rodados por mês.

O relatório detalha dados como gasto com salários de motorista, cobrador e fiscal/despachante, que chegam a R$ 610,7 mil por mês, além de despesas anuais como “Seguro Responsabilidade Civil da Frota Total”, de R$ 604 mil, e IPVA total da frota, que corresponde a R$ 164,6 mil.

Ao final do detalhamento, a planilha aponta que a tarifa técnica do transporte coletivo urbano de Campo Grande é de R$ 2,8579, que entra em vigor a partir de amanhã.

Nesta manhã, grupo de aproximadamente 60 estudantes universitários e de escolas públicas e particulares protestaram em frente à Prefeitura, na avenida Afonso Pena, para pedir melhorias no transporte público. A Polícia Militar precisou ser acionada para impedir a ação dos manifestantes.

Eles pediram do a realização de audiência pública para apresentar as justificativas dos aumentos na tarifa dos ônibus e o congelamento do preço atual.



Pessoal, larga de ser lesado! Estes estudantes estavam lutando pelo direito geral de uma cidade, enquanto vcs que estão criticando não estão fazendo nada e reclamando mesmo assim da tarifa!!! Justamente por serem isentos de pagar o passe, eles poderiam simplesmente não se importar com o valor atualizado, mas para o bem de todos, inclusive de vcs, eles foram pedir e lutar pelo congelamento da taxa.
 
Daiane Felini em 02/03/2012 10:06:51
Outro dia peguei o ônibus com a minha filha que é estudante e de 20 alunos somente 5 eram de escolas públicas os demais estudam em colégios particulares onde as mensalidades beiram os 1000 reais. Deveriam colocar micro ônibus ou vans em alguns bairros, são de menor custo e poderiam fazer mais intinerários.
 
João Crisóstomo de Campo Grande - MS em 01/03/2012 10:23:17
Essa "gratuidade", que na verdade todos nos pagamos. Serve como apelo aleitoral, e uma furtuna que os donos das empresas de ônibus recebem, sem se preocupar com a qualidade, tudo pago pela prefeitura.
 
Juarez Goncalves em 01/03/2012 10:18:09
vejam só,os que utilizam da gratuidade fazem protesto e cobram audiencia para ver a razão do aumento do passe...e nós que pagamos?? vamos nos unir a esses e manifestar tb,afinal se queremos melhorias,avante....vamos usar as redes sociais e manifestar o nosso desacordo em relação a este aumento!!!Sou a favor tb de acabar c/ a gratuidade,meia passo é de grande valia p/ alia!!
 
Andréia Alves em 01/03/2012 10:03:00
A população que trabalha é que paga o passe de quem anda de graça. Sou contra gratuidade total de onibus para estudante e principalmente para os que tem condições de pagar. Vejo estudante que do 1º e 2º grau com escola em frente ou proximo de sua residencia e se desloca para estudar no centro. E tem mais uma coisa, eles veem sentados e nos que pagamos o passe pra eles andamos nos onibus em pé.
 
DALVA JUSTINA GARCIA em 01/03/2012 08:55:23
Sr Ezio se alguém não se manifestar onde nós vamos parar com tantos aumentos absurdos em, tá certo eles, mostraram caráter em se movimentar contra essa máfia, e você o que fez?
O povo tem que acordar mesmo e mostrar que quem tem o poder somos nó pagadores de impostos, agora só espero que minha opinião seja mostrada aqui ok pessoal, ou não tenho direito de me manifestar???
 
Oswaldo Benites em 01/03/2012 07:51:01
Ônibus rasga-roupas com campainhas que nem funcionam à vezes. Frequências nas linhas, um absurdo ficar até quase uma hora esperando a lata velha que só passa lotado. Passagem ainda no preço velho é uma das mais cara do Brasil e agora deve alcançar o cume. Agora fica esse bando de agitadores fazendo barulho quando deveriam estudar perto de suas residências. Meio-passe já pra estudantes!
 
Ezio Jose em 01/03/2012 01:59:14
Po o que é isso , um bando de mauricinhos brincando por valor do transporte ( estudante não paga) vcs estão querendo prejudicar que precisa do passe estudante , eu preciso e tenho muitos amigos que depende dele , assim vcs acabar perdendo o benivicio ..... Abre o olha gente ou vms perde ou pagar meia .
 
Ricardo leme em 29/02/2012 09:41:20
Campo Grande é uma cidade plana, 95% da linhas de ônibus são asfaltadas, a população paga o valor da passagem antes de usar, não tem assalto aos ônibus, existem os terminais de passageiros, não tem mais cobradores, o diesel faz um tempão que não sobre. Então como estes caras-de-pau tem coragem de pedir aumento de tarifa de ônibus???? Moramos numa cidade aonde tudo é caro, luz, água, esgoto.
 
Paul Martins em 29/02/2012 09:26:03
Esses ônibus gastam combustivel como se tivessem ar condicionado... E a demissão de 700 cobradores, onde esta o retorno desta economia? Como é auditado estes dados. ou será que se coloca no papel qualquer e a gente tem que acreditar? ingenuidade do povo,né?
 
Juarez Goncalves em 29/02/2012 09:10:11
Na verdade existem escolas fechando salas de aula nos bairros por falta de alunos enquanto as escolas centrais estão lotadas, isso por "status" já que a grade curricular é a mesma, queria ver se ele pagassem meia como em todas as outras capitais se seria assim.
 
Giovanna Muniz em 29/02/2012 07:34:50
O que eles queremsaber do aumento eles não pagam nada nós que arcamos para que eles andem de graça tinhaque cobrar dos alunos de escolas particulares isso sim vão estudar