ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

PM vai repassar revólveres para guardas municipais de Campo Grande

Aline dos Santos | 19/09/2012 07:48

O próximo passo será a legalização do armamento

Trad e comandante da PM discutiram repasse de armamento. (Foto: David Majella)
Trad e comandante da PM discutiram repasse de armamento. (Foto: David Majella)

A PM (Polícia Militar) vai ceder armas para a Guarda Municipal de Campo Grande. Os policiais vão receber pistolas e os revólveres serão cedidos à prefeitura. Ontem, o repasse de arma, munição e treinamento dos guardas foi discutido entre o prefeito Nelsinho Trad (PMDB) e o comandante da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos. Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, as reuniões foram iniciadas há três meses.

O próximo passo será a legalização do armamento. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, coronel Luiz Altino, são necessárias medidas administrativas e legais. “Quem autoriza o uso do armamento é o Exército e, desta forma, a próxima etapa, já em andamento, é obter a autorização do Exército Brasileiro para uso da arma pela Guarda e em seguida credenciá-la junto à Polícia Federal”, afirma.

A última etapa já formalizada com o comando da Polícia Militar consiste na seleção e treinamento dos guardas para uso de armamento. Para isso, será necessária a capacitação por meio de curso de tiro e a avaliação psicológica dos selecionados.

A Guarda Municipal tem efetivo de 1.300 pessoas. Os guardas utilizam a tonfa (armamento não letal), zelam pelo patrimônio público municipal e atuam também no apoio à Polícia Militar.

Conforme o prefeito, o Ministério da Justiça selecionou um projeto que prevê recursos de R$ 900 mil para a aquisição de 28 veículos, sendo 14 motocicletas e 14 carros, equipamentos e uniformes para a Guarda Municipal.

Nos siga no Google Notícias