A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

19/09/2012 07:48

PM vai repassar revólveres para guardas municipais de Campo Grande

Aline dos Santos

O próximo passo será a legalização do armamento

Trad e comandante da PM discutiram repasse de armamento. (Foto: David Majella)Trad e comandante da PM discutiram repasse de armamento. (Foto: David Majella)

A PM (Polícia Militar) vai ceder armas para a Guarda Municipal de Campo Grande. Os policiais vão receber pistolas e os revólveres serão cedidos à prefeitura. Ontem, o repasse de arma, munição e treinamento dos guardas foi discutido entre o prefeito Nelsinho Trad (PMDB) e o comandante da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos. Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, as reuniões foram iniciadas há três meses.

O próximo passo será a legalização do armamento. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, coronel Luiz Altino, são necessárias medidas administrativas e legais. “Quem autoriza o uso do armamento é o Exército e, desta forma, a próxima etapa, já em andamento, é obter a autorização do Exército Brasileiro para uso da arma pela Guarda e em seguida credenciá-la junto à Polícia Federal”, afirma.

A última etapa já formalizada com o comando da Polícia Militar consiste na seleção e treinamento dos guardas para uso de armamento. Para isso, será necessária a capacitação por meio de curso de tiro e a avaliação psicológica dos selecionados.

A Guarda Municipal tem efetivo de 1.300 pessoas. Os guardas utilizam a tonfa (armamento não letal), zelam pelo patrimônio público municipal e atuam também no apoio à Polícia Militar.

Conforme o prefeito, o Ministério da Justiça selecionou um projeto que prevê recursos de R$ 900 mil para a aquisição de 28 veículos, sendo 14 motocicletas e 14 carros, equipamentos e uniformes para a Guarda Municipal.

Brinquedos feitos por detentos são doados para crianças em escola
Parceria feita entre a a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) garantiu ne...
Falta de pagamento faz prefeitura suspender hemogramas na rede pública
A falta de pagamento para um fornecedor de insumos fez com que a prefeitura de Campo Grande suspendesse a partir desta quarta-feira (13) a realização...


Impressionante como que o povo brasileiro fala bobagens vcs acham que uma instituição como a Policia Militar, iria ceder armamento a GM de CG, se não tivesse amparo legal, sou mais radical ainda a própria prefeitura é que deveria fornecer o armamento, com recursos próprios ou através SENASP, CG tem uma guarda municipal no papel de 1990. Hoje só existe graças ao MPE.
 
RUBENS BATISTA DA ROCHA em 27/09/2012 05:32:31
Concordo com a opinião do colega a sociedade pede mais segurança, e quando o Estado investe, ainda temos que ouvir umas barbáries dessas.A Gm tem fundamento legal no Art 144 da CF/88 e no meu intendimento, ela TAMBÉM delegou ao municipio o poder de legislar sobre as atribuições das Gm's dentro do que prevê a CF/88, Proteger "BENS, Serviços e Instalações" Conforme dispuser a lei MUNICIPAL.
 
Paulo Adailton em 21/09/2012 01:14:11
verdade senhor FERNANDO NASCIMENTO muitos tentaram entrar na PM e depos passaram no da GM, já outros como vc nao conseguiram nem passar no da PM nem no da GM ai ficam se mordendo de inveja e escrevendo lorotas nos jornais eletronicos! nos já temos uma corregedoria que é uma das exigencias para obter armamentos.
 
Daniel vidal em 20/09/2012 10:42:43
A guarda metropolitana de SP caiu do céu?, claro que não, se preparou, treinamento... Guarda municipal é CONCURSADO e têm que passar por várias tapas, é mais segurança para você e sua familia.
 
Elizandro Martins dos Reis em 20/09/2012 07:44:00
Marcio Brunholi, sou um cidadão de bem, essa gíria de 3oitão é coisa de marginal. Sou a favor sim da guarda armada, mais segurança para a população
 
Marcio Brito em 19/09/2012 12:38:00
P/ os "ignorantes" q nao sabe nada da GM, informo a voces que segundo o estatuto do desarmamento o porte de arma é liberado a GM, só nao tem guarda armado ainda, pq é caro para o GM fazer individualmente.
E paro os cidadoes de bens, informo que nós Gms queremos ajudar sim na segurança publica, todo lugar tem maus profissionais, na GM nao sera diferente, teremos uma seleçao e um forte treinamento
 
Renato Oliveira em 19/09/2012 12:21:08
Não sei se os que criticaram, se deram ao trabalho de ler a matéria, pois está bem claro, não serão todos os Guardas municipais que estarão portando arma de fogo, serão selecionados, e além do mais, será feita a capacitação.
 
francisco ojeda em 19/09/2012 12:12:14
Sei que este espaço não é para ataques pessoais, mas sinto-me na obrigação de responder a este individuo Marcio Brunholi, que é contra a segurança publica, e titulou de folgados os policiais militares e os guardas municipais, que no mínimo deve ser bandido ou parente de bandido, ou apenas um invejoso que não conseguiu passar no concurso da PM e GM.
 
munir marques em 19/09/2012 12:11:11
Meus Deus quanta discussão por um equipamento de proteção individual, armamento esta amparado no Estatuto do Desarmamento para as Guardas Municipais. O problema é as vaidades. Cidadão pense no Guarda como um cidadão de bem que esta pronto para servir e proteger a sociedade mesmo estando no Prédios Público ou em seu deslocamento de um posto ao outro, a sensação de segurança vai aumentar a todos.
 
Fábio Augusto em 19/09/2012 11:38:18
JAIME CAFURE... como vc teve treinamento para ser tecnico em informatica??? Penso que no IMTI onde vc trabalha deve ter mais segurança!!!
 
Alex Buytendorp em 19/09/2012 11:37:46
Agora além de aturar PM folgado, vamos ter que aturar GM folgado, a Guarda não tem estrutura para colocar homens armados nas ruas, o que tem de "guardinha" louco por ai não se fala, se de tonfa já se acham imaginas com um "3oitão" na cinta!

A não ser que, o armamento seja utilizado da mesma forma que na privada, no local de serviço proibido andar nas ruas com o mesmo.
 
Marcio Brunholi em 19/09/2012 11:36:25
Parabens a esse novo passo da GM de Campo Grande, sou a favor dos GMs andarem armados, haja vista que todos iram passar por treinamentos assim, como PM, PC e PF ninguem nasce sabendo, ou fica expert da noite p dia, sou Policial e sei do que estou falando, a GM esta nas mãos de uma instituição organizada e competente, e cmo cidadão vibro com essa atitude. Parabens a GM!
 
Luiz Carlos de Souza em 19/09/2012 10:31:59
Quanto mais segurança para a sociedade melhor , com certeza não darão arma para para a gm (guarda municipal) sem dar curso , só idiotas para pensarem isso . Acho eu quem tem medo da gm armada é bandido .Para quem não lembra um PM no final de ano quase matou uma familia inteira .O problema não está na gm .
 
joão rocha em 19/09/2012 10:27:55
Se os GM pegarem as armas em pouco tempo vai chover de problemas, principalmente como abuso de autoridade, arbitrariedade e até falsa identidade, porque muitos irão se apresentar como polícia "achando que são", irão dar "carteirada" em baladas além de disparos a ermo em via pública...vai dar muito trabalho no início...Deverão ter uma corregedoria bem rígida para apurar e punir com rigor!!!
 
Antonio Carlos em 19/09/2012 10:24:12
Muitas pessoas morrem de inveja da guarda municipal , que aos poucos vem conquistando seu espaço e respeito da sociedade . muitos não querem a guarda armada, pois deve ser BANDIDO ou deve ser algum pm com inveja .Tenho certeza que a sociedade de bem ficará mais tranquila . Como em todos os orgãos existem maus funcionarios, na gm não será diferente , só precisamos de curso .
 
silvio lima em 19/09/2012 10:17:51
aposto que os comentarios positivos ao uso de arma pela GM sao maioria de guardas...ocasa nao é anda armado é ter preparo.um PM tem 800horas aula para ter esse direito e esta sempre em constante treinamento.um GM tem 250 horas incluindo o curso preparatorio...GM querem arma para impor respeito e nao para proteçao
 
andre vieira em 19/09/2012 09:58:54
Guarda Municipal bem equipada e armada.Mas só em serviço.Essa é minha humilde opinião,independente de Lei,o que é bem discutível.
 
Jones Marcel em 19/09/2012 09:58:14
Esse pessoal necessita de muito treinamento, e fazer um pente fino pois sua grande maioria não tem capacidade de portar uma arma letal,mesmo por que a grande maioria desses guardas tentam entrar na policia militar e nao conseguem ai entram na guarda municipal e ficam se achando o tal.
 
FERNANDO nASCIMENTO em 19/09/2012 09:54:33
Quem e contra o armamento da guarda e porque ainda desconhece o serviço não sabe nos últimos 4 meses +800 guardas passaram por um curso a no CFAP tivemos instruções para somar a nossa carreira como guarda-municipais criticar sem saber e fácil quero ver e ficar em lugar perigoso de madrugada desarmado e alem de cuidar de nosso serviço termos que cuidar dos funcionarios e pacientes de bandidos.
 
Regis Afonso em 19/09/2012 09:53:45
Portanto, que a criação da guarda municipal deve se cingir aos limites do mandamento constitucional, ou seja, a proteção de bens, serviços e instalações dos Municípios, e portanto não pode ser estendida, dentre as suas atribuições, a preservação da ordem pública, inerente às polícias militares.

Neste sentido, as leis municipais que dispuseram sobre a Guarda Municipal não poderiam se desviar da regra-matriz constitucional e incluir entre suas atribuições atividades típicas de polícia ostensiva e polícia judiciária, competência outorgada com exclusividade à Polícia Militar e Polícia Civil, respectivamente, pela Constituição Federal.
 
Cézar Martinelli em 19/09/2012 09:50:56
não sou contra e sim favorável, vcs que criticam, é que desconhecem do risco que é, já vi postos de guarda aqui em campo grande ser apedrejado, quase acertando o guarda, muitos malandros xingando e falando para o guarda que ia buscar a arma para atirar contra o guarda. já imaginou. concordo sim que têm guardas arrogante como a PM, CIVIL etc tb têm. LEIA A Lei n.º 10.826, de 22.12.2003 artigo 6.º.
 
elton valerio em 19/09/2012 09:50:00
A Constituição Federal concedeu aos Municípios, por meio do exercício de suas competências legislativas, de constituição de guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações pública, conforme dispuser a lei, (sem, contudo, reconhecer-lhes a possibilidade de exercício de polícia ostensiva ou judiciária ).
 
Cézar Martinelli em 19/09/2012 09:40:52
o Jaime Cafure, nao existe nenhuma diferença constitucional entre Guarda Municipal e Guarda Metropolitana, é a mesma instituição C.F Art 144 fala sobre segurança publica, confira la. O Roney Medeiros, usar arma de fogo não é embuste nao, e muito menos pega a laço, existe um concurso publico para tal. o Jones Marcel olhe a lei federal 10826/03, porte em serviço e fora do serviço.
 
thiago souza em 19/09/2012 09:27:48
Jaime cafure , pense na segurança, Eles não vão manusea-las sem intruções. O que você pensa é um atraso. Campo Grande tem que andar para frente e não para trás.
 
Willyan Carvalho em 19/09/2012 09:24:06
Acho engraçada a população de Campo Grande , pedem segurança e quando tomam atitude para ter mais, se revoltam e tem medo das pessoas que protegem a população ! Bota arma na mão desses bandidos , disso que vocês teriam de ter medo . Os guardas ainda não estão capacitados , mas acho que as pessoas não leem direito pra depois comentarem a noticia . Eles terão treinamento adequado !
 
mariana oliveira dos santos em 19/09/2012 09:15:45
Concordo com o uso de armas pelos guardas.Mas só em serviço.
 
Jones Marcel em 19/09/2012 09:10:33
Em ano eleitoral que as coisas boas acontecem, coincidência ou politicagem?
 
Rodrigo Silva em 19/09/2012 09:06:04
Por que não utilizam equipamento não letal. Se policiais que tem preparo para o uso de armas letais, incorrem em erros, imagina pessoas não estão tão preparadas assim. Como cidadã tenho medo, aliás muito medo do que pode acontecer !!!
 
solange fernandes em 19/09/2012 09:01:42
quanta ignorância por parte de certas pessoas, a tendência é cada vez mais as guardas municipais contribuírem com a segurança pública, pois bandido tem pra todo mundo, e não há nenhuma diferença entre guarda municipal e guarda metropolitana, é a mesma coisa, estudo, pesquisa e conhecimento, falta às pessoas, antes de vir postar algo, dá uma pesquisada sobre guarda municipal de cotia e depois poste
 
Marcelo Maciel em 19/09/2012 08:48:34
Jaime Cafure nao sei quem voce é mais vai trabalhar em um posto de saude 24Hrs... Voce pode ter dias que voce estando la ou nao, (tipo pra que um guarda aqui ) nao vai fazer diferença mais tem dias que paciente te ameaça e te aponta uma arma na sua cara o que vai fazer? olhar e abaixar a cabeça e pedir pelo amor de DEUS que nao atire em voce, sem falar de baleado usuarios de drogas pense bem nisso
 
Elenil de Moura em 19/09/2012 08:47:06
Eu Apoio, é mais segurança, além de cuidar dos patrimônios, eles podem apoiar nas ruas tambem. To achando isso muito tarde, lógico, todos vai passar por processo de manuseio das armas e como usa-las.
 
Willyan Carvalho em 19/09/2012 08:46:15
Já é um ótimo começo, sou favoravel ao armamento da Guarda Municipal e tbm do aumento do efetivo. As praças nos bairros da capital estao abandonados, sugiro que a guarda municipal venha zelar por elas e pela seguranca de quem as utiliza para esporte e lazer, diminuindo assim o trafico e prostituicao que tomam conta desses patrimonios publicos.
 
Marcos Silveira em 19/09/2012 08:45:14
Pelo amor de Deus , as autoridades não podem consentir com uma barbaridade dessas, esse pessoal da Guarda Municipal é pegado a laço por aí, não tem preparo nenhum, são arrogantes, prepotentes, metidos imagina esse povo com uma arma na cintura, temos que fazer alguma coisa, não podemos permitir um absurdo desses.
 
RONEY MEDEIROS FIALHO em 19/09/2012 08:24:59
Coronel, gosto muito do seu serviço na Policia Militar, nada contra os guardas, mais ceder armas a eles é um pouco demais, uma que não é uma guarda metropolitana como a de São Paulo, eles vão fazer o que com armas? É muito embuche
 
jaime cafure em 19/09/2012 08:03:10
Ótima decisão. A pessoa que exerce atividade de risco e de segurança pública, seja ele policial ou Guarda deve estar preparado, e a arma é instrumento de trabalho indispensável. O exército defende nossa soberania e são os soldados que empunham as armas, ainda meninos na flor da idade. A Guarda municipal de Campo Grande é bem vinda para ajudar a proteger o cidadão.
 
Lourival fernandes em 19/09/2012 03:35:00
Eu viajo muito pelas cidades de São Paulo e vejo que as cidades que contam com uma Guarda armada transmitem muita segurança a população! Acho que ja passou da hora de armar a Guarda de Campo Grande, pois pelo que sei são servidores concursados e comprometidos em colaborar com a segurança pública.
 
Anderson Soares em 19/09/2012 02:07:00
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions