ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, TERÇA  15    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Polícia orienta população de como evitar ser vítima de crimes

Por Francisco Júnior e Paula Maciulevicius | 04/02/2012 15:05

Ação foi realizada no centro de Campo Grande. Polícia entregou panfletos com dicas de segurança

Policial entrega para condutor panfleto com dica de segurança. (foto: Marlon Ganassin)
Policial entrega para condutor panfleto com dica de segurança. (foto: Marlon Ganassin)

A Polícia realizou uma ação neste sábado, em Campo Grande, para orientar a população de que como evitar ser vítima de crimes. Policiais militares, civis e delegados, divididos em grupos, se espalharam em vários pontos do centro e entregaram panfletos com dicas de segurança.

De acorda com a Polícia, a ação envolveu cerca de 100 servidores da segurança pública, que realizaram no período da manhã cerca de 20 mil atendimentos.

Conforme o delegado do 1º Distrito Policial e idealizador da ação, Wellington Oliveira, a iniciativa é de prevenção. “Estamos fazendo uma prevenção do que as pessoas têm que fazer e não fazer com relação à violência”. Segundo o delegado, se a população evitar ser vítima de crimes a ação da Polícia vai ser pontual.

De acordo com o delegado, o panfleto traz dicas de como evitar violência nas ruas, durante compras, em casa, sequestro relâmpago.

O comerciante Ronaldo de Oliveira Alves, 51 anos, foi abordado por uma investigadora que lhe entregou um panfleto com as orientações. Ele aprovou a iniciativa da Polícia. “bom esse tipo de ação. Bom sempre alertar, independente de ser Polícia ou cidadão comum. A cidade está crescendo e a violência também”, disse.

Entre as orientações para evitar ser alvo de ladrão estão:

• Em via pública estão: não abrir a carteira ou bolsa na frente de estranhos; ao sair sozinho caminhar pelo centro da calçada e na direção contrária ao trânsito e, à noite, evitar passar em ruas ou praças mal-iluminadas.

• Na hora das compras é importante ir na companhia de outras pessoas, pagar preferencialmente com cartão ou cheque e não entrar em lojas muito cheias.

• Quando tiver que ir ao banco, evite contato com pessoas estranhas; ao sacar dinheiro, nunca coloque no bolso de trás da roupa e, se possível, distribua-o por vários locais e, se, ao sair da agência o pneu do seu veículo estiver vazio, retorne ao banco e só depois providencie a troca.

• No carro, evite usar joias e deixar amostra objetos de valor. Se possível, mantenha os vidros fechados e as portas travadas. Nunca deixe documentos, dinheiro e objetos de valor no interior do automóvel.

• No trânsito, ao parar o veículo, deixe-o sempre em primeira marcha. Nunca deixe as chaves amostra e procure estacionar em locais vigiados por pessoas de confiança e ao perceber que está sendo seguido procure um posto policial.

• Quando estiver no ônibus, carregue bolsas sempre junto ao corpo, na frente; desconfie sempre de estranhos e procure pagar a passagem com dinheiro trocado ou utilizar o cartão e após, às 22h, peça ao condutor para parar na esquina mais próxima de sua casa, pois neste horário, a lei permite a parada.

• Não deixe a luz de seu imóvel aceso durante o dia, atenda à solicitações pessoais somente após identificação prévia. As crianças devem ser orientadas a não abrir as portas para estranhos.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário