ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Polícia orienta população de como evitar ser vítima de crimes

Francisco Júnior e Paula Maciulevicius | 04/02/2012 15:05

Ação foi realizada no centro de Campo Grande. Polícia entregou panfletos com dicas de segurança

Policial entrega para condutor panfleto com dica de segurança. (foto: Marlon Ganassin)
Policial entrega para condutor panfleto com dica de segurança. (foto: Marlon Ganassin)

A Polícia realizou uma ação neste sábado, em Campo Grande, para orientar a população de que como evitar ser vítima de crimes. Policiais militares, civis e delegados, divididos em grupos, se espalharam em vários pontos do centro e entregaram panfletos com dicas de segurança.

De acorda com a Polícia, a ação envolveu cerca de 100 servidores da segurança pública, que realizaram no período da manhã cerca de 20 mil atendimentos.

Conforme o delegado do 1º Distrito Policial e idealizador da ação, Wellington Oliveira, a iniciativa é de prevenção. “Estamos fazendo uma prevenção do que as pessoas têm que fazer e não fazer com relação à violência”. Segundo o delegado, se a população evitar ser vítima de crimes a ação da Polícia vai ser pontual.

De acordo com o delegado, o panfleto traz dicas de como evitar violência nas ruas, durante compras, em casa, sequestro relâmpago.

O comerciante Ronaldo de Oliveira Alves, 51 anos, foi abordado por uma investigadora que lhe entregou um panfleto com as orientações. Ele aprovou a iniciativa da Polícia. “bom esse tipo de ação. Bom sempre alertar, independente de ser Polícia ou cidadão comum. A cidade está crescendo e a violência também”, disse.

Entre as orientações para evitar ser alvo de ladrão estão:

• Em via pública estão: não abrir a carteira ou bolsa na frente de estranhos; ao sair sozinho caminhar pelo centro da calçada e na direção contrária ao trânsito e, à noite, evitar passar em ruas ou praças mal-iluminadas.

• Na hora das compras é importante ir na companhia de outras pessoas, pagar preferencialmente com cartão ou cheque e não entrar em lojas muito cheias.

• Quando tiver que ir ao banco, evite contato com pessoas estranhas; ao sacar dinheiro, nunca coloque no bolso de trás da roupa e, se possível, distribua-o por vários locais e, se, ao sair da agência o pneu do seu veículo estiver vazio, retorne ao banco e só depois providencie a troca.

• No carro, evite usar joias e deixar amostra objetos de valor. Se possível, mantenha os vidros fechados e as portas travadas. Nunca deixe documentos, dinheiro e objetos de valor no interior do automóvel.

• No trânsito, ao parar o veículo, deixe-o sempre em primeira marcha. Nunca deixe as chaves amostra e procure estacionar em locais vigiados por pessoas de confiança e ao perceber que está sendo seguido procure um posto policial.

• Quando estiver no ônibus, carregue bolsas sempre junto ao corpo, na frente; desconfie sempre de estranhos e procure pagar a passagem com dinheiro trocado ou utilizar o cartão e após, às 22h, peça ao condutor para parar na esquina mais próxima de sua casa, pois neste horário, a lei permite a parada.

• Não deixe a luz de seu imóvel aceso durante o dia, atenda à solicitações pessoais somente após identificação prévia. As crianças devem ser orientadas a não abrir as portas para estranhos.

Nos siga no Google Notícias