ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Polícia pede exame de DNA para não ter dúvida da morte de pistoleiro

Paulo Yafusso | 03/05/2016 15:20
Os dois corpos, com marcas de tiros e carbonizados, foram encontrados na carroceria da caminhonete de Betão, em Bela Vista (Foto: Direto das Ruas)
Os dois corpos, com marcas de tiros e carbonizados, foram encontrados na carroceria da caminhonete de Betão, em Bela Vista (Foto: Direto das Ruas)

A DEH (Delegacia Especializada de Homicídios) de Campo Grande, que assumiu a investigação do caso, solicitou exame de DNA dos dois corpos encontrados carbonizados no dia 21 de abril próximo ao lixão de Bela Vista, cidade a 322 km da capital. O delegado Márcio Obara diz que o procedimento é padrão em investigações de vítimas carbonizadas, mas que neste caso servirá também para eliminar qualquer dúvida ou especulação sobre se os corpos são mesmo de Alberto Aparecido Roberto Nogueira, o Betão, apontado como um dos maiores pistoleiros de Mato Grosso do Sul, e do policial civil Anderson Celin Gonçalves da Silva

Segundo Obara, já foram coletados materiais genéticos dos familiares das duas vítimas. Para a polícia e familiares, há a convicção de que os corpos são mesmo de Betão e de Celin. De acordo com o delegado titular da DEH, o policial civil tinha uma prótese no braço e, em um dos dedos, foi encontrada a aliança com o nome da esposa. Já com relação a Betão, o reconhecimento foi feito pelo irmão, a partir dos sinais de uma cirurgia no abdome.

O delegado explicou que, pelo fato de ter uma estrutura física avantajada e o abdome maior, nessa região do corpo não houve a carbonização total, o que permitiu que fosse localizado o material usado na cirurgia, que se assemelha com o utilizado em cirurgia bariátrica. Nos corpos também foram encontrados marcas projéteis, mas a quantidade de tiros e o calibre ainda não são do conhecimento de Márcio Obara, que não recebeu o laudo do IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia Legal).

Obara afirmou também que não se sabe se Betão e Celin foram mortos no local onde os corpos foram queimados. Familiares de ambos já foram ouvidos e declararam que no dia 20 saíram de Campo Grande com destino a Bela Vista para pescar. O delegado garante que ainda não tem pistas que possam esclarecer o crime e o motivo.

Para o advogado José Roberto Rodrigues da Rosa, que trabalhava há 15 anos para Betão, a morte dele não tem ligação com os processos que respondia. Nesse período, Alberto Aparecido Nogueira enfrentou quatro tribunal do júri e em todos os processos foi absolvido, segundo o advogado. Em outros dois inquéritos em que foi acusado de homicídio, sequer houve a pronúncia, ou seja, não ocorreu a abertura do processo judicial.

“Em todos esses anos, ele (Betão) só teve uma condenação, por porte ilegal de arma, e ele estava em livramento condicional”, afirmou José Roberto da Rosa. Outro processo em que ele foi acusado de participação em homicídio, é no caso do assassinato do empresário Antonio Ribeiro Filho e do geólogo húngaro Nicolau Ladislau Erwin Haralyi, ocorrido em 2004 em São Paulo. Rosa disse que no final do ano passado entrou com recurso no Judiciário de São Paulo e o julgamento ainda não havia sido marcado.

O ex-deputado federal, ex-senador e ex-governador de Mato Grosso Júlio Campos foi formalmente acusado de ser o mandante das mortes em São Paulo. O motivo seria a disputa por terra em Aripuanã (MT). Segundo o advogado José Roberto da Rosa, no processo o policial militar Nelson Barbosa de Oliveira e os policiais civis Ezaquiel Leite Furtado e Eduardo Minari Higa foram condenados pelo crime, mas estão soltos aguardando o resultado das apelações feitas pelos advogados deles.

Nos siga no Google Notícias