Polícias de MS e MG realizam primeira operação conjunta em área de divisa

As polícias civil e militar de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais desencandearam, na última sexta-feira (10), a primeira operação conjunta em área de divisa depois da assinatura do pacto de cooperação entre os estados, no dia 22 de fevereiro.
Segundo a Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), a primeira força-tarefa da chamada Operação Integrada Divisa Segura MS/MG, nas cidades de Paranaíba (a 422km de Campo Grande) e Carneirinho (MG).
O objetivo das atividades, segundo a Pasta, é fortalecer a integração com os demais órgãos localizados na divisa entre os dois estados no combate aos crimes considerados típicos dessa região, como roubo, furto e tráfico de drogas, visando principalmente a redução dos índices de criminalidade, além de aumentar a sensação de segurança da comunidade. Nesse primeiro momento, o comitê montado para coordenar as operações
A operação faz parte do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual e está sendo coordenada pelas autoridades da área de segurança pública que compõem o Subcomitê Operacional MS/MG, com objetivo de intensificar o policiamento preventivo e repressivo na área urbana e rural dos municípios, além de cumprir mandados, ações de polícia judiciária estadual, fiscalização de trânsito urbano e rural, intensificação de abordagens a pessoas e veículos, ações de policiamento rodoviário, vistoria e fiscalização de estabelecimentos comerciais, bem como instalação de pontos de bloqueios em locais previamente catalogados pelo setor de inteligência.
A Polícia Federal Rodoviária também colabora com a força-tarefa no patrulhamento e fiscalização das estradas de acesso às cidades.
A Sejusp divulgou anteriormente que as ações têm como objetivo reduzir os índices criminais em até 6% na comparação com o mesmo período no ano passado.
A assinatura de convênios com estados vizinhos vêm sendo uma das apostas do Governo estadual para reduzir a criminalidade.
Além de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul assinou anteriormente acordo de compartilhamento de dados e informações sobre a atuação criminosa com Paraná e Mato Grosso.
Com o vizinho do norte, o livre acesso aos dados até então considerados sigilosos já acontece entre as lideranças das secretarias de segurança. Um encontro entre os estados acontecerá no fim do mês para divulgar um balanço dos trabalhos, em Campo Grande. O plano do secretário José Carlos Barbosa é incluir Goiás e Minas Gerais no grupo.
“Na medida que ocorre um crime semelhante a algum dos estados, principalmente em áreas próximas de divisas, vamos ter a agilidade necessária para troca de informações e atuação. Por isso é essencial conversarmos com todos os nossos vizinhos”, disse Barbosa.
A assinatura de convênios ou parcerias entre os estados faz parte do Plano Nacional de Segurança Pública assinado pelo Governo Federal no início deste ano, após a série de rebeliões em presídios que deixou mais de 130 mortos, na guerra entre facções criminosas. Mato Grosso do Sul teve quatro vítimas fatais no período.