ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Polo de atendimento do corona está quase pronto, mas ainda faltam EPIs

Mais de 100 profissionais, incluindo psicólogos e enfermeiros, devem atuar na unidade com capacidade para 300 atendimentos

Maressa Mendonça e Clayton Neves | 23/03/2020 13:28
Estrutura para atendimento de pacientes com suspeita de infecção pelo coronavírus (Foto: Marcos Maluf)
Estrutura para atendimento de pacientes com suspeita de infecção pelo coronavírus (Foto: Marcos Maluf)


Os profissionais que vão atuar no Polo de Atendimento para receber casos suspeitos de Coronavírus (Covid-19), no Parque Ayrton Senna em Campo Grande passaram pelo último dia de treinamento nesta segunda-feira (23). Ao todo, mais de 100 pessoas entre médicos, enfermeiros, dentistas e farmacêuticos receberam instruções sobre os protocolos dos atendimentos que devem começar na quinta-feira (26). Isto é, se tiver EPIs (Equipamentos de proteção individual) para todos.

O coordenador  do polo, Manoel Roberto dos Santos deve passar por reunião na tarde de hoje para confirmar a data de abertura dos atendimentos.  Segundo ele, a principal preocupação é com a falta de equipamento de segurança para os profissionais em decorrência do desabastecimento da rede de Saúde. A previsão é que a situação seja regularizada até quinta-feira (26)

A estrutura está praticamente pronta e a Prefeitura faz os últimos ajustes antes de autorizar o início dos atendimentos. No local criaram mini consultórios médicos, com macas para os pacientes, além de cadeira e mesa para os profissionais. Falta ainda realizar a troca de algumas lâmpadas e reparos no teto.

Segundo o coordenador, os profissionais passaram por treinamentos no último domingo (22) e nesta segunda (23). Ao todo, são 35 médicos residentes e mais 33 enfermeiros, 12 dentistas, 12 farmacêuticos, 4 psicólogos e 6 assistentes sociais.  Estes últimos fazem parte de um programa voltado para a saúde da família em parceria com a parceria com a  Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Exemplo de consultório para pacientes com suspeita de coronavírus montando no Parque Ayrton Senna (Foto: Marcos Maluf)
Exemplo de consultório para pacientes com suspeita de coronavírus montando no Parque Ayrton Senna (Foto: Marcos Maluf)


Ele explica que, o treinamento serviu para eles perceberem como será o atendimento no polo. “Aqui eles vão receber, classificar, atender e medicar esses pacientes. Não sendo possível fazer o atendimento aqui, em caso de paciente mais grave, eles devem encaminhar para outras unidades de saúde. O foco descentralizar o atendimento”, detalhou. A capacidade do polo é de até 300 atendimentos.

Um dos profissionais que vai atuar no polo é o dentista Maurício Reggiori, de 42 anos. Com a difícil tarefa de deixar os familiares para cuidar dos outros, ele tem esperança de o polo conseguir atender bem a população. “A gente também queria estar em casa cuidando da família, mas neste momento nós que somos profissionais da saúde não podemos”, diz.

Reggiori reforça que o pico de contágio deve ocorrer nas próximas semanas e avalia que o governo em Mato Grosso do Sul agiu rápido.

A partir de quinta-feira (26), o atendimento no Polo de Atendimento para receber casos suspeitos de Coronavírus (Covid-19) será feito de 08h às 22h. O polo foi montado no Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho, em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias