A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

01/11/2015 11:59

População antecipa Dia de Finados e aumenta movimento em cemitérios

Leonardo Rocha
Cemitério Santo Amaro com movimento intenso, antes do dia de Finados (Foto: Marcos Ermínio)Cemitério Santo Amaro com movimento intenso, antes do dia de Finados (Foto: Marcos Ermínio)
No cemitério Santo Antônio muitas pessoas anteciparam para não enfrentar movimento maior (Foto: Marcos Ermínio)No cemitério Santo Antônio muitas pessoas anteciparam para não enfrentar movimento maior (Foto: Marcos Ermínio)
Comerciante Sarvia Lurdes, que trabalha há 40 anos nesta área, diz que o movimento está ótimo (Foto: Marcos Ermínio)Comerciante Sarvia Lurdes, que trabalha há 40 anos nesta área, diz que o movimento está ótimo (Foto: Marcos Ermínio)

Aproveitando o feriado prolongado, muitas pessoas resolveram antecipar o dia de Finados, para ir aos cemitérios em Campo Grande, evitando o movimento e fluxo maior amanhã (02), nos locais mais tradicionais. O comércio ao redor e os ambulantes também aumentaram as vendas, estando desde sábado a disposição da população.

No cemitério Santo Amaro, um dos mais tradicionais da cidade, o movimento era grande, com filas de carros na chegada e comércio e ambulantes espalhados pelo local, com vendas de comida, bebida, além das flores, velas, coroas e materiais de limpeza, com vassouras e rodos, para o cuidados com os túmulos.

O motorista Alexandre Portela, de 56 anos, disse que resolveu vir um dia antes, porque o feriado ajudou, assim pode antecipar e evitar até um tumulto maior amanhã (2), no local. "Sempre venho nas datas especiais, porque o resto do ano é difícil pela correria do dia a dia, hoje vim antes, até para aproveitar para limpar o túmulo do meu pai, depois sigo para o Parque das Primaveras".

Já o servidor público Márcio Yamasato, 43, disse que além do movimento um pouco menor, também tem a questão do clima, que hoje está bom e agradável. "Amanhã pode chover, atrapalha tudo, além de sempre ser mais movimentado, também procuro vir mais vezes ao ano". Ele foi visitar o túmulo do sogro, com a família.

Para Maria Helena dos Santos, 48, é sempre bom antecipar a data, principalmente no feriado prolongado, para "escapar da multidão", até para dar tempo de ir nos outros cemitérios. "Não deixo de vir nas datas especiais, já foi em outros (cemitérios), vou aproveitar este dia para visitas".

A comerciante Sarvia Lurdes, que tem uma loja de flores em frente ao cemitério, ressaltou que o movimento melhorou com este feriado caindo na segunda, já que tem bastante gente desde sábado, o que não acontece quando o dia de Finados cai no meio da semana.

"Estamos vendendo bem, o trabalho aumenta um pouco, mas também não vem todo mundo de uma vez", disse ela, que trabalha neste ramo há 40 anos, na região do Santo Amaro.

Oportunidade - No cemitério Santo Antônio o movimento estava bom, não tão intenso como o primeiro, mas com muitas pessoas aproveitando a oportunidade para antecipar o dia de Finados. "Pela primeira vez venho um dia antes, este é o terceiro do dia (cemitério) e o último, resolvi antecipar e já fazer minha parte", disse o comerciante João Carvalho.

O aposentado Vanderli Nunes, 76, também já esteve em três cemitérios e diz que além de ter vários dias a disposição neste feriadão para visitar os túmulos de amigos e parentes, também sempre vai aos locais durante o ano. "Sempre frequento, já é uma tradição".

Alexandra Tavares diz que o feriadão ajudou e que resolveu antecipar para visitar o túmulo do marido. "Sempre venho no final do ano, aniversário dele e finados, amanhã vai estar muito lotado".

Lurdes Maria, 54, que vende flores na frente do cemitério, ressaltou que as vendas estão ótimas e que hoje aumentou, apesar de sempre ter pessoas que vão um dia antes, para evitar tumulto. "Estou desde sábado aqui, mas durante o ano trabalho também com flores, Finados e Dia das Mães são as datas que mais vendemos".

Maria Helena diz que a intenção é evitar movimento maior, e que sempre vem em datas especiais (Foto: Marcos Ermínio)Maria Helena diz que a intenção é evitar movimento maior, e que sempre vem em datas especiais (Foto: Marcos Ermínio)
Vanderli Nunes contou que já tinha visitado três cemitérios neste domingo (Foto: Marcos Ermínio)Vanderli Nunes contou que já tinha visitado três cemitérios neste domingo (Foto: Marcos Ermínio)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions